quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ordenação Sacerdotal - Papa Bento XVI


Por Joseph Ratzinger - Livro: "Lembranças de minha vida"

Por ocasião da festa de São Pedro e São Paulo, Bento XVI faz 60 anos de ordenação. É uma grande graça que louvamos com o coração extremamente agradecido, por Deus ter-nos dado um Papa tão santo, tão claro em suas ideias, tão fiel a Cristo, além de ser um grande teólogo deste século. Bendito seja Deus e longa vida ao Papa!

" Fiquei feliz quando finalmente me vi livre da grande incumbência que foi dada na faculdade de Teologia logo após o exame final, cujo tema era: 'O povo de Deus na doutrina de santo Agostinho', e pude me dedicar inteiramente à preparação para o grande passo: a ordenação sacerdotal, que recebemos do Cardeal Faulhaber na catedral de Frisinga, no dia de são Pedro e são Paulo, em 1951. Éramos mais de quarenta candidatos, respondendo ao Adsum(estou presente) ao sermos chamados. Foi um radiante dia de verão, inesquecível como apogeu da vida. Não devemos ser supersticiosos. Mas quando, no momento em que o idoso arcebispo pôs as mãos sobre minha cabeça, um passarinho - talvez uma cotovia -, subiu do altar-mor da catedral e cantarolou alegremente, isso foi para mim como uma palavra vinda do alto: " Que bom! tu estás no caminho certo!". Seguiram-se quatro semanas de verão, que foram como uma só festa. No dia da primeira missa, a igreja paroquial de santo Oswaldo brilhou com todas as suas luzes, e a alegria que quase tangivelmente enchia seu espaço empolgou a todos de maneira mais viva possível, em uma " participação ativa" no ato sagrado que não precisava de esforços externos.

Fomos convidados para levar a "benção da primeira missa" para dentro das casas, e em toda parte fomos recebidos, inclusive por pessoas totalmente desconhecidas, com uma cordialidade como eu nunca pude imaginar. Assim experimentei, de maneira totalmente imediata, o quanto as pessoas aguardavam o sacerdote e como esperavam pela benção que vem da força do sacramento.Aí já não se tratava da minha pessoa ou de meu irmão, o que nós, jovens ainda, poderíamos significar por nós mesmos, para as inúmeras pessoas com as quais agora nos encontrávamos? Em nós elas enxergavam seres humanos que tinham recebido uma incumbência de Cristo e poderiam traze-Lo para mais perto; assim, formou-se também de modo mais rápido, exatamente porque não se tratava de nós mesmos, um agradável relacionamento humano"

Roguemos a Deus pelo nosso Pastor querido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário