terça-feira, 28 de junho de 2011

A vida da Graça, um tesouro a adquirir


Trago aqui um estudo das maravilhas que o Senhor fez a nós, devido ao seu grande amor, que não se contenta em apenas existir, mas que o comunica de uma forma esplêndida, e nós, por mais que façamos, nunca haveremos de agradece-lo o suficiente.

Deus seja louvado e que nossa Senhora das Graças, interceda por todos nós, seus filhos.

Este estudo, retirei do livro: A Vida Espiritual - Explicada e Comentada - de Adolfh Tanquerey - Editora Permanência - Quinta Edição - Anápolis - 2007)

Graça:

Na ciência teológica, graça tem um significado muito estrito e definido: antes de mais nada, designa um dom de Deus, dom este que o homem não tem direito, nem sequer remotamente, pois que sua natureza humana não lhe dá acesso. A palavra “graça”quando utilizada em sentido simples e por si, refere-se àqueles dons invisíveis que residem e operam na alma, contribuindo para a perfeição do homem para capacitá-lo a cumprir seu fim último, que é viver eternamente com Deus. É portanto, um dom sobrenatural e interior de Deus, concedido para a nossa própria salvação.

Para entendermos sobre este tesouro imprescindível para nossa vida espiritual é preciso saber como foi o homem criado por Deus, como seria ele no estado natural e como Deus, por amor, o elevou a um estado sobrenatural, para que este gozasse de sua vida divina maravilhosa – puro dom!

- O homem Natural

Criado por Deus, o homem é um ser composto de corpo e alma, de matéria e espírito, que unidos forma uma só natureza e pessoa. Para São Gregório Magno: "é um ser cheio de vida, que nasce, cresce e reproduz (como as plantas), reconhece os objetos sensíveis, tendendo para eles pelo apetite sensitivo com suas emoções e paixões, movendo-se com movimentos espontâneos (como os animais) e como o anjo, num grau inferior, conhece intelectualmente o ser supra-sensível, a verdade, e com vontade inclina-se para o bem racional".

Estas vidas se compenetram para concorrerem para o mesmo fim, que é a perfeição do ser completo e para tanto é preciso que suas faculdades inferiores, vegetativas e sensitivas, devem ser submetidas à razão e à vontade e esta condição é absoluta, pois na medida em que ela falta, enfraquece ou desaparece a vida, começa-se a dissolução dos elementos, enfraquecendo o sistema ocorrendo a morte.

A Vida é Luta:

O homem vive em eterno conflito, pois suas faculdades inferiores, lançam-se para o prazer, enquanto as faculdades superiores tendem ao bem honesto. E nem sempre o que nos agrada é moralmente bom. Para reinar a ordem, combatendo as tendências contrárias e triunfando, a razào deve atuar: é a luta do espírito contra a carne, da vontade contra a paixão. Mas é preciso dizer que os impulsos violentos do prazer sensível sobre o homem, não são irresistíveis e a vontade agindo na inteligência, pode atuar, prevenindo, inibindo, moderando e dirigindo os passos deste homem para o bem.

Pela reta razão vemos que temos que nos submeter plenamente Àquele que é nosso soberano Senhor, mas como custa esta obediência, porque temos dentro de nós, uma sede de independência e autonomia que nos chama a fazermos tudo por nós mesmos: é o orgulho,que só poderá ser vencido pela humilde confissão de nossa indgnidade e impotência, reconhecendo que somos criaturas e Ele é o Criador com plenos direitos sobre nós. Por natureza, somos servos, criaturas de Deus. Este é o homem no seu estado de natureza pura, que, aliás, nunca existiu, pois que o homem foi elevado ao estado sobrenatural, ou no momento da sua criação, como diz Santo Tomás, ou imediatamente após, como opina São Boaventura.

O Homem Sobrenatural

Deus pela sua infinita bondade quis elevar o homem a um estado superior, dando-lhes dons que o elevaria a esta condição. A noção de sobrenatural, em geral, é tudo o que supera a natureza dum ser, as suas forças atuais, as suas exigências e os seus merecimentos. Distingue-se-se duas espécies de sobrenatural: - Absoluto ou por essência (Encarnação e a Graça Santificante) e o Relativo ou quanto ao modo (Dom da integridade).

O Sobrenatural Absoluto

É um dom feito à criatura inteligente, que transcende todas suas exigências, sejam elas capacidades ativas e seus direitos. É um divino comunicadoo a uma criatura, sobrepujando suas exigências, de um modo finito, assim evitando o panteísmo.

A1 -Encarnação: Neste caso Deus une-se à humanidade na Pessoa do Verbo, de tal sorte que a natureza humana de Jesus tem por sujeito principal a segunda pessoa da Santíssima Trindade, sem ser alterada como natureza humana, assim, pois, Jesus, homem por sua natureza, é verdadeiramente Deus, quanto à sua personalidade. É uma união Substancial que não funde duas naturezas numa só, senão que as une, conservando-lhe a integridade, em uma só Pessoa, a Pessoa do Verbo; é pois uma união pessoal ou hipostática
.
A2 - A Graça Santificante: é um grau menor de sobrenatural, onde o homem é modificado por Deus, de uma forma acidental, na sua natureza e capacidade de ação, não o torna Deus, mas deiforme, semelhante a Ele, capaz de atingi-lo pela visão beatífica, quando esta graça for transformada em glória e de o ver face a face, como Ele se vê a Si mesmo. Participamos da natureza de Deus, Ele vem a nós com sua graça maravilhosa!

O Sobrenatural Relativo

Neste modo, não se transcende as capacidades ou exigências de toda a criatura, mas somente as de alguma natureza particular. Este seria o Dom da Integridade(Dom Preternatural) que completa sua natureza e o capacita a receber a Graça. Aperfeiçoa a natureza, mas não a eleva até à ordem divina, e não a muda substancialmente.

A união da Graça santificante, mais o dom da Integridade constitui o que se chama de Justiça original, modo como o homem se tornou ao ser elevado ao estado sobrenatural.

O Dom da Integridade confere ao homem três privilégios: A Ciência Infusa, O domínio das Paixões e a Imortalidade Corporal.

A Ciência Infusa, é um privilégio só dos anjos, mas foi conferido a Adão, para faciltar o seu munus de cabeça e educador do gênero humano, dando a ele a capacidade infusa de conhecer a verdade e uma certa facilidade para adquirir a ciência experimental.

O domínio das Paixões Deus conferiu a capacidade de lutar contra as paixões desregradas, do orgulho, facilitando-lhe a virtude, mas não o tornou impecável. Adão não tinha a tirania da concuspicência, que o levava ao mal, mas tào somente uma certa tendência para o prazer, subordinada à razão. Sua vontade estava sujeita a Deus e por isso, suas faculdades inferiores estavam submetidas à razão e o corpo à alma: era a ordem, a retidão perfeita.

A Imortalidade do Corpo: Naturalmente falando, o homem está sujeito à doença e à morte, mas pela providência divina, foi preservado desta dupla fraqueza. Para assim mais livremente poder a alma cumprir seus deveres superiores.

Os privilégios sobrenaturais

A-Por natureza o homem é servo, propriedade de Deus. Por um amor e uma bondade que não podemos entender e nem mensurar, Deus quis que o homem fizesse parte de Sua família, tornando-o um filho com direito à Sua herança. E para que isso não fosse apenas uma formalidade deu-lhe a participação de sua vida divina, com uma qualidade criada e real, que o faz participar já aqui na terra das luzes da fé, para um dia possui-lo no céu pela visão beatficica de Si mesmo, amando-o como Ele é. Fato dígno de louvor e agradecimentos eternos.

B- A graca Santificante ou Habitual, que por si só já diviniza e aperfeiçoa o homem, une-se virtudes infusas e dons do Espírito Santo que colaboram mais ainda com este novo homem , o que se move e cresce com a ajuda de graças atuais, para que produza atos sobrenaturais, deiformes e meritórios de vida eterna, já que este é o fim a que o homem foi criado e elevado como filho de Deus.

O maravilhoso é que todos estes bens, com excessão da ciência infusa (que foi privilégio sómente de Adão), seriam como um bem de família e todos aqueles que nascessem depois deste Pai, nasceria com todos eles, para se tornarem aptos a também verem a face de Deus, quando viesse seu fim e caso não os perdesse

(Depois veremos: Queda e Castigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário