terça-feira, 1 de maio de 2012

São José Operário

Por João Paulo II

 "Contemporaneamente a Igreja venera José de Nazaré como "artesão", como homem do trabalho, talvez carpinteiro de profissão. Ele foi o único — entre todos os homens do trabalho sobre a terra — junto de cujo banco de trabalho se apresentava todos os dias Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho do homem.

 Precisamente ele, José foi quem lhe ensinou a superar as dificuldades e a resistência do elemento "material" e a extrair da matéria informe as obras do artesanato humano. Foi ele, José de Nazaré, quem ligou uma vez para sempre o Filho de Deus ao trabalho humano. Graças a ele, o próprio Cristo pertence também ao mundo do trabalho e dá testemunho da sua altíssima dignidade diante dos olhos de Deus.

Oração a São José 

São Pio X

" Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados; De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações;

 De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; De trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;

De trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, oh! Patriarca São José! Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.

São José, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário