domingo, 3 de junho de 2012

Festa da Santíssima Trindade

A Unidade e a Trindade de Deus

Sendo Deus um ser infinito, nenhum intelecto pode alcançar as suas profundidades. Por isso ao revelar as verdades sobre Si mesmo, Deus tem que se contentar com enunciar-nos simplesmente qual é essa verdade. O "como" dela está tão longe de nossas faculdades nesta vida que nem o próprio Deus trata de no-lo explicar. Seria como querer ensinar física nuclear para uma criança de 5 anos.

É que havendo um só Deus, existem nEle três Pessoas distintas - Pai, Filho e Espírito Santo. Há uma só natureza divina, mas três pessoas divinas.

Mistérios de fé

São chamadas as verdades de fé, como a Santíssima Trindade, que cremos porque Deus no-las manifestou e Ele é infinitamente sábio e veraz. Mas para sabermos como é que isso pode ser, temos que esperar que Ele nos manifeste a Si mesmo por inteiro, no céu.

Nos diz o Catecismo da Igreja: O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã`´E o mistério de Deus em si mesmo. É portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina.


Temos Deus Pai, que se contempla na sua mente divina e se vê como realmente é, formulando um pensamento sobre Si mesmo.  Fazemos o mesmo, quando concentramos o olhar no nosso interior e formamos um pensamento sobre nós mesmos. E o conceito que Deus tem de Si mesmo é infinitamente perfeito e completo e inclui a existência, já que a existencia é propria da natureza de Deus.


A imagem que Deus vê de Si mesmo, deve ter uma existencia própria, distinta. A este Pensamento vivo que Deus se expressa perfeitamente a Si mesmo chamamos Deus FilhoDeus Pai é Deus conhecendo-se a Si mesmo ;Deus Filho é expressão do conhecimento que Deus tem de Si. Assim, a segunda pessoa da Santíssima Trindade é chamado Filho precisamente porque é gerada desde toda a eternidade, gerada na mente divina do Pai. Também a chamamos Verbo de Deus , porque é a "palavra mental" em que a mente divina expressa o pensamento sobre Si mesmo.
Depois, Deus Pai (Deus conhecendo-se a Si mesmo) e Deus Filho (o conhecimento de Deus sobre Si mesmo), contempla a natureza que ambos tem em comum. Ao verem-se contemplam nessa natureza tudo que é belo e bom - quer dizer, tudo que produz amor - em grau infinito . E esse amor infinitamente perfeito, intenso, que eternamente flui do Pai e do Filho. é o que chamamos Espírito Santo. que "procede do Pai e do Filho". É a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Resumindo:

- Deus Pai é Deus conhecendo-se a Si mesmo.
- Deus Filho é a expressão do conhecimento de Deus por Si mesmo.
- Deus Espírito Santo é o resultado do amor do Pai por Si mesmo.

Esta é a Santíssima Trindade:Três Pessoas divinas em um só Deus, uma só natureza divina.

Estamos diante de um Mistério de Fé.

Saiba que ninguém, nem o maior dos teólogos, poderá aspirar a compreendê-lo realmente. O máximo que se pode chegar é a diferentes graus de ignorância. Ninguém deve sentir-se frustrado por haver mistérios de fé. Só uma pessoa que sofra de uma consumada soberba intelectual pretenderá abarcar o infinito, a insondável profundidade da natureza de Deus. Mais que sentir com amargura as nossas limitações humanas, temos que encher-nos de agradecimento, porque Deus se dignou dizer-nos tanto sobre Si mesmo, sobre sua natureza íntima.
Na Santíssima Trindade, alguém vem primeiro?

Temos que estar em guarda contra este erro: não podemos pensar em Deus Pai como aquele que "vem primeiro", em Deus Filho como aquele que vem depois e em Deus Espírito Santo como aquele que vem ainda um pouco mais tarde. Os Três são igualmente eternos, que possuem a mesma natureza divina; o Verbo de Deus e o Amor de Deus são tão sem tempo como a natureza de Deus.

E Deus Filho e Deus Espírito Santo não estão subordinados ao Pai de modo algum; nenhuma das Pessoas é mais poderosa, mais sábia, maior que as demais.As três são iguais em perfeição infinita, igualmente baseada na única natureza divina que as três possuem.

Apesar disso se atribui a cada Pessoa certas "obras", que manifestam ou refletem melhor as propriedades desta ou daquela Pessoa divina. Atribuimos a Deus Pai a obra da criação, já que pensamos nEle como o "gerador", o motor de todas as coisas, a sede do infinito poder que Deus possui. Do mesmo modo, como Deus Filho é o Conhecimento ou a sabedoria do Pai, atribuímos a Ele as obras de Sabedoria, foi Ele que veio a terra para nos dar a conhecer a verdade e transpor o abismo entre Deus e o homem. Finalmente, sendo o Espírito Santo o amor infinito, apropriamos-lhe as obras do amor, especialmente a santificação das almas, que resulta da habitação do Amor de Deus em nossa alma.
Deus Pai é o Criador, Deus Filho é o Redentor, Deus Espírito Santo é o Santificador. E não obstante, o que Um faz, todos o fazem, onde um está, estão os três.

Este é o Mistério da Santíssima Trindade. A infinita variedade na unidade absoluta, cuja beleza nos inundará no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário