quarta-feira, 11 de julho de 2012

Resposta ao indiferentismo e ao sincretismo religioso




Nos diz Monsenhor Sanahuja: "João Paulo II foi muito claro quando se dirigiu à Assembléia Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé:

 ' Para por  remédio a esta mentalidade relativista, é preciso reiterar, sobretudo, o caráter definitivo e íntegro da Revelação de Cristo. Por conseguinte, é contrária à fé da Igreja a tese acerca do caráter limitado da Revelação de Cristo que encontraria seu complemento nas outras religiões. Efetivamente, é errôneo considerar a Igreja como um caminho de salvação ao lado daqueles constituídos por outras religiões, que seriam complementares à Igreja e convergentes com esta rumo ao Reino escatológico de Deus. Portanto, deve-se excluir uma certa mentalidade de indiferentismo caracterizada por um relativismo religioso, que considera que uma religião vale por outra'  - (Redemptoris mssio, 36)

E continua ele, o Papa Bento XVI, assinalando as diferenças da fé cristã para esclarecer a confusão do igualitarismo, do indiferentismo e do sincretismo religioso afirma: 'Cristo é totalmente diferente de todos os fundadores das outras religiões e não pode ser reduzido a um Buda ou a Sócrates ou Confúcio. É realmente a ponte entre o céu e a terra, a luz da verdade que apareceu para nós' - (Conferência na Universidade católica Santo Antonio de Murçia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário