segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Segunda Besta


 Por Scott Hahn



Esta besta vem da terra e tem chifres como um cordeiro. A imagem do cordeiro é dissonante, já que a esta altura já nos acostumamos a associá-la com coisas sagradas. Scott crê que o uso dela por meio de João é intencional, pois ele acha que essa besta tem a finalidade de sugerir o sacerdócio corrupto na Jerusalém do séc.I.

O primeiro indício é que esta besta sobe "da terra", que no grego original também poderia significar "do solo" ou "do campo", em oposição a "do mar", que gera os animais dos pagãos (veja Dn 7). Além disso, é provável que João desse testemunho da transigência da autoridade sacerdotal, ocorrida apenas alguns anos antes. Em um momento histórico dramático, a autoridade religiosa jurou fidelidade à autoridade governamental corrupta, em vez de jurá-la a Deus.

Jesus, o Cordeiro de Deus, Rei supremo e sumo sacerdote, ficou em pé diante de Pilatos e dos sumos sacerdotes dos judeus. Pilatos disse aos judeus: "Eis o vosso rei!"Eles se puseram a gritar: "À morte! À morte! Crucifica-o!" Pilatos replicou: "Devo eu crucificar o vosso rei?" Os sumos sacerdotes responderam: "Nós não temos outro rei, senão César" (veja Jo 19,15).

Na verdade, foi o sumo sacerdote em pessoa, Caifás, quem primeiro falou do sacrifício de Jesus como "do interesse" do povo (veja Jo 11,47-52). Assim, rejeitaram Cristo e elevaram César. Rejeitaram o Cordeiro e adoraram a besta. Com certeza, César era o governante e, como tal, merecia respeito (Veja Lc 20,21-25). Mas César queria mais que respeito. Exigia adoração sacrifical, que os sumos sacerdotes lhe concederam ao entregar-lhe o Cordeiro de Deus.

A besta se parece com um cordeiro em alguns aspectos superficiais. Vemos que tudo que faz é arremedo e zombaria da obra salvífica do Cordeiro. O Cordeiro está de pé como se tivesse sido imolado; a besta recebe um ferimento mortal, mas se recupera. Deus entroniza o Cordeiro; o dragão entroniza a besta. Os que adoram o Cordeiro recebem seu selo na fronte (Ap 7,2-4); os que adoram a besta usam a marca da besta.

O que nos leva à difícil pergunta: qual é a marca da besta?

João nos diz que é o nome da besta, ou o número de seu nome. O que é isso? João responde com uma charada: "È o momento de ter discernimento. Quem tiver inteligência, interprete o número da besta, pois é um número de homem. E o seu número é 666" (Ap 13,18).

Em um nível, talvez o número represente o imperador romano Nero, pois esse nome transliterado em hebraico tem, na verdade, o valor 666. Contudo, há muitas outras possibilidades, diferentes ou adicionais. Considere que 666 era o número de talentos de ouro que o rei Salomão recebia anualmente das nações (veja IRs 10). Considere também que Salomão foi o primeiro sacerdote-rei desde Melquisedec (veja Sl 110). Além disso, João diz que no discernimento do número da besta " está a sabedoria" (Ap 13,18 nota), o que alguns intérpretes entenderam como outra referencia a Salomão, célebre por sua sabedoria.

Por fim, 666 pode ser interpretado como degradação do número sete, que, na tradição israelita, representava perfeição, santidade e aliança. O sétimo dia, por ex., foi declarado santo por Deus e destacado para descanso e adoração. O trabalho era feito em seis dias, entretanto, era santificado na adoração sacrifical representada pelo sétimo dia.

O número 666, então, representa um homem paralizado no sexto dia, servindo à besta, que se preocupa em comprar e vender (veja Ap 13,17) sem descanso para a adoração. Embora o trabalho seja santo, torna-se mau quando o homem se recusa a oferecê-lo a Deus.

Contudo, precisamos ser claros quanto a uma coisa. Essa interpretação não deve levar nenhum cristão a justificar o anti-semitismo. O livro do Apocalípse demontra de maneira completa dignidade de Israel - seu Templo, seus profetas, suas alianças.

O Apocalípse deve, antes, levar-nos a um maior apreço por nosso patrimônio em Israel - a uma consideração sansata de nossa responsabilidade diante de Deus. Vivemos conforme nossa aliança com Deus? somos fiéis a nosso sacerdócio? O livro representa uma advertencia a todos nós.

A mensagem incômoda é esta: combatemos forças espirituais, forças imensas, depravadas, malévolas. Se tivéssemos de combate-las sozinho, seríamos derrotados. Mas eis a boa notícia: há um jeito de termos esperança de vencer. A solução tem de medir forças com o problema, poder espiritual com poder espiritual, beleza imensa com feiúra imensa, santidade com depravação, amor com malevolência.

A solução é a MISSA, quando o céu vem salvar a terra sitiada

Fonte: O Banquete do Cordeiro

Capítulos anteriores AQUI

Depois veremos: Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário