quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A Bíblia mal compreendida


Por Lúcio Navarro.



Será possível que o Evangelho nos ensine esta doutrina tão ilógica de que as boas obras, o nosso modo de proceder não influem na salvação da nossa alma? É claro que não.  Se os protestantes vivem a ensinar isto e julgam ver nas páginas da Sagrada Escritura uma doutrina tão estranha, é porque eles não entendem certas passagens da Bíblia. Esta é que é a verdade.

E não fiquem de cara amuada os protestantes, não se mostrem ofendidos eonosco, pelo fato de dizermos que eles não entendem certos versículos da Bíblia. A Bíblia tem de fato muitas coisas difíceis de entender, é  ela própria quem o diz, falando a respeito das epístolas de S. Paulo, conforme II Pedro III, 16.

E verá o leitor que é justamente nas epístolas de S. PauÌo, com especialidade, que os protestantes se atrapalham e se confundem, querendo  ver aí uma teoria sobre a salvação que o próprio Paulo nunca ensinou.

Não há nenhuma desonra em não entender a Bíblia, que tem como Autor a Deus, cuja inteligência é infinita. Desonra e crime há, sim. em não entendê-la e ao mesmo tempo meter-se a doutrinador desastrado, apresentando uns textos e desprezando outros, blasfemando daquilo que ignora e incutindo no povo uma doutrina que não passa de uma caricatura da legítima doutrina do EvangeÌho.

Deus nos podia ter deixado uma Bíblia sempre clara e fácil de entender. Por que quis que ela fosse tão obscura e tão difícil em certos pontos? Foi para que ninguém se arvorasse em forjador de doutrinas, quando Deus deixou também aqui na terra a sua Igreja encarregada de ensinar a doutrina da verdade. É portanto, que procuremos, primeiro que tudo, conhecer,  em suas linhas gerais, a doutrina da Igreja sobre a salvação.

Depois veremos como foi que surgiu no século XVI a teoria da salvação pela fé sem as obras. E será interessante ver como foi urn homem que procurou arrancar do Evangelho uma doutrina Muito cômoda, de acordo com os seus interesses pessoais; e depois muitos outros ficaram viciados nesta história de salvação baratíssima.

Finalmente analisaremos os textos apresentados pelos protestantes, com os quais pretendem provar a sua tese de salvação pela fé sem as obras e veremos como todos êles se baseiam numa interpretação errônea, seja porque não tomam a fé no mesmo sentido em que a tomam as Escrituras, seja porque não percebem o verdadeiro mecanismo da salvação, no qual a graça de Deus exerce um papel muito importante, sem excluir, no entanto, a necessária cooperação humana.

Fonte: A Legítima Interpretação da Bíblia

Mais do Estudo AQUI

Depois veremos: A Doutrina Católica sobre  a Salvação

Nenhum comentário:

Postar um comentário