segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Creio no Espírito Santo


Sentido e importancia do Artigo



1. Necessidade do conhecer o Esplrito Santo
.
O Apóstolo não tolerou que alguns dos Efesios ignorassem a Pessoa do Espírito Santo. Quando lhes perguntou se tinham recebido o Espírito Santo, eles responderam que nem sabiam sequer da existência do Espirito Santo. Então [logo] se informou: "Em que Batismo, pois, fostes vos batizados?".  Com tais palavras, deu a entender a absoluta necessidade de terem os fieis uma noção clara do presente Artigo.

2. Fruto deste conhecimento

Quando os cristãos meditam seriamente que, por mercê e dádiva do Espirito Santo, receberam tudo quanto possuem, o primeiro fruto de tal conhecimento é começarem a ter de si mesmos uma opinião mais modesta e humilde, e a por toda a sua esperança no auxilio de Deus. Este deve ser o primeiro passo do cristão para as alturas da sabedoria e da felicidade.

A Pessoa do Espirito Santo:

Nome:  Com toda a propriedade, é atribuído o mesmo nome ao Pai e ao Filho, pois que ambos são Espirito e Santo; e que, de nossa parte, confessamos que Deus é um [puro] espírito. Alem disso, aplicamos a mesma designação aos Anjos e as almas dos justos. Portanto, é preciso atender que o povo não caia em erro, pela ambiguidade de expressao.

a)Significação
.
Espirito Santo indica a Terceira Pessoa da Santissima Trindade, conforme o sentido que ocorre nas Sagradas Escrituras, algumas vezes no Antigo, e com frequencia em o Novo Testamento. Assim rezava Davi: E não tireis de mim o Vosso Espirito Santo! No Livro da Sabedoria lemos a passagem: Quem conhecerá os Vossos desígnios, se Vos Ihe não derdes a sabedoria, e das maiores alturas Ihe não enviardes o Vosso Santo Espirito? E noutro lugar: EIe próprio a criou [ a sabedoria] no E.S

Efeitos do Espírito Santo

Operações em geral: É preciso ainda ensinar que existem certos efeitos sublimes e certos dons preciosos que são próprios do Espírito Santo e d'Ele nascem e se derivam, como de uma fonte enexaurível de bondade. Em o NT recebemos a ordem de sermos batizados"em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Lemos que a Santíssima Virgem "concebeu no Espírito Santo". São João Batista envia-nos Cristo que "nos batiza no Espírito Santo".

Nome comum

Ninguém deve estranhar que a Terceira Pessoa se não conferisse nome próprio, como foi dado a Primeira e a Segunda. Tem nome proprio a Segunda Pessoa, e chama-se Filho, porque Sua eterna origem do Pai se diz propriamente "geração". Isso foi explicado nos Artigos anteriores. Por conseguinte, como aquela origem é designada pelo nome de geração, assim damos o nome proprio de Filho a Pessoa que descende, e de Pai a Pessoa da qual descende.

Como não se pos designação particular a origem da Terceira Pessoa, mas veio a chamar-se sopro ou processao, segue-se que a Pessoa assim produzida não leva nome próprio.

Motivo de não haver nome próprio
.
A razão de não haver nome proprio para a origem do Espírito Santo, é porque somos obrigados a tirar das coisas criadas os nomes que se atribuem a Deus. Ora, nas criaturas não conhecemos outra maneira de comunicar natureza e essência, senão a que se opera e virtude de geração. Dai nos falta a possibilidade de exprimir, em termo adequado, como Deus Se comunica inteiramente a Si proprio pela força do amor. Este é o motivo de chamarmos a Terceira Pessoa pelo nome comum de "Espirito Santo.

Explicação Real

Verdadeiro Deus... igual ao Pai e ao Filho

 Dada a explicação dos termos, deve o povo aprender, em primeiro lugar, que o Espirito Santo é Deus, como o Pai e o Filho, igual a Eles, da mesma onipotência, da mesma eternidade, de suma bondade, e infinita sabedoria, da mesma natureza que a do Pai e do Filho.
.
Esta igualdade é bem expressa pela particula "em", quando dizemos: "Creio no Espirito Santo". Colocamo-la junto ao nome de cada Pessoa da Santissima Trindade para exprimir a extensao de nossa fé.

Prova da Escritura

A - Atos dos Apóstolos

 Ora, esta doutrina é tambem corroborada por evidentes testemunhos da Sagrada Escntura. São Pedro disse, nos Atos dos Aóostolos: " Ananias, por que tentou Satanás o teu coracao para mentires ao Espirito Santo?" - e logo acrescentou: " Não mentiste aos homens, mas a Deus". Sem demora designou, como Deus, Aquele que antes chamara "Espirito Santo"

B- Sâo Paulo 
.
Na epistola aos Corintios, o Apostolo se referia ao Espirito Santo, quando falou d'Aquele que era Deus. "Há diversas razões, diz ele, mas é o mesmo Deus que tudo opera em todos". E pouco depois acrescentou; "Mas, todas estas coisas são obras de um só e mesmo Espirito, que as distribui a cada um, como é de Seu agrado". De mais a mais, nos Atos dos Apostolos, Sao Paulo atribui ao Espírito Santo o que os Profetas atribuiam unicamente a Deus.
.
C - Isaías
.
Isaias havia declarado: "Ouvi a voz do Senhor que dizia: Quem hei de enviar? E falou-me: Vai, e diras a este povo: Obceca o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos, e cerra-Ihe os olhos, para que não aconteça verem com os proprios olhos, e ouvirem com os proprios ouvidos"
.
O Apóstolo cita estas palavras, e comenta: "Bem falou o Espirito Santo pela boca do profeta Isaias".
.
D - A fórmula do Batismo
.
Não há como duvidar da verdade deste Misterio que a Escritura põe na mesma plana a pessoa do Espirito Santo com o Pai e o Filho; quando ordena, por exemplo, empregar no Batismo o nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Realmente se o Pai é Deus, e o Filho é Deus, força nos é confessar que o Espinto Santo tambem é Deus, pois que Lhes fica ligado pelo mesmo grau de dignidade
.
Uma prova a mais é que nenhum fruto se pode tirar do Batismo que fosse conferido em nome de alguma criatura. "Porventura foste vós batizados em nome de Paulo? Pergunta o Apostolo, a fim de mostrar que tal Batismo de nada Ihes adiantaria para a salvação. Portanto, uma vez que nós batizamos em nome do Espirito Santo, cumpre confessar que Ele é Deus

E - São João - Doxologia Litúrgica
.
Esta justaposição das três Pessoas, pela qual se demonstra a divindade do Espírito Santo, podemos averigua-la, quer na Epístola de São João: "Três são os que no céu dão testemunho: O Pai, O Filho e o Espírito Santo e estes três são um só" -, quer naquela gloriosa aclamação da Trindade Santíssima, que remata o Ofício Divino e os Salmos: " Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo"

F- Aplicação dos Atributos divinos

Afinal, uma grande confirmação desta verdade é que as Escrituras aplicam ao Espírito Santo todos os atributos que a fé nos ensina serem próprios de Deus. Reconhece-Lhe a honra dos templos, quando, por exemplo, o Apóstolo declara:"Ignoras, talvez, que vossos membros são templos do Espírito Santo? 

Atribui-Lhe também as operações de " santificar", de "vivificar", de "penetrar os arcanos de Deus", de "falar pela boca dos Profetas". de "estar em toda parte". Tudo isso só pode enunciar-se em relação à Majestade Divina.

Fonte: Catecismo Romano

Mais do Símbolo da Fé AQUI

Depois continuamos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário