quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O remédio para este tempo


Por Santo Antonio Maria Claret




"Pelo contrário, se os pais não cumprem seus deveres para com seus filhos, estes tornar-se-ão tão maus que suas casas serão habitadas por feras e a nação inteira parece antes um covil de feras do que uma sociedade de homens, tal como disse Aristóteles: que não há fera pior do que o homem sem princípio, sem instrução e observância da lei. 

E, com efeito, a experiência nos ensina que são mais de temer-se estes homens assim indisciplinados do que as mais terríveis feras; pelo menos as feras vivem retiradas no deserto, e os homens maus, entre a gente de bem. As feras não roubam a fama, a honra e as riquezas; os homens maus fazem tudo isso e ainda mais. Está nas mãos dos pais de família o remediar tamanho mal, que ninguém poderá impedir se eles não o fizerem, pois, conforme disse Platão: Nada aproveitam as leis, de nada servem os decretos, são em vão todos os castigos, nada reformam os desterros, e nada remediam as forças”. 

Sim, nas mãos dos pais de família está o remédio; se o quiserem, reformarão o mundo.

Lembro-me haver lido, que a República de Atenas se achava cheia de vícios e de desgraças, pelo que os mais sensatos se reuniram para tratar do remédio. Iam aqueles pais discorrendo sobre o assunto; este propunha um castigo como meio de arrancar tantas maldades; aquele propunha outro meio, outro castigo; e assim, iam todos discorrendo e propondo o que melhor entendiam, até que um dos mais sisudos, depois de todos terem falado, atirou no meio da sala uma maçã podre, e disse: Que remédio vos parece que poderá existir para fazer com que esta maçã podre torne-se outra vez sã, bonita e doce?

Difícil a pergunta. Como fazer que a maçã podre fique perfeita? Todos se calaram. 

Então o proponente prosseguiu: Pois olhem: arranquem as semente que estão em seu interior, tratem delas, cultivem-nas, e dentro em poucos anos, dessa maçã tão podre nos advirão muitas outras, formosas, doces, sãs e frescas. É verdade, disseram todos os pais reunidos no congresso. Pois, se é verdade, acrescentou, empreguemos todos os nossos cuidados na criação dos filhos, que dentro em poucos anos teremos reformada toda a República.

Vede, pais e mães de família, em que estado está a nossa nação, - talvez pior do que a República de Atenas: - a cada passo só se vêem e ouvem escândalos, escândalos nas ruas, nas praças, nas casas, no comércio, nas fábricas, nas estradas e caminhos, nos templos sagrados, em terra, no mar, escândalos, vícios e pecados por toda parte. Demos uma volta pela cidade, da mais populosa até a menor aldeia, o que veremos e ouviremos? 
Segundo São
Ai de mim!... Não se ouve, não se vê senão apostasias, maldições, blasfêmias; os domingos e dias de festas de guarda parecem antes, festas de pagãos, do que festas de cristãos!

Que insolência dos filhos para com seus pais, pagando-lhes do modo como bem o mereceram pelos seus descuidos e mau exemplo! Que ódios entre parentes, os mais próximos, amigos e conhecidos, que tem por mestre um Deus que manda amar até os próprios inimigos!

Que luxúria! Parece que nos achamos em Sodoma e Gomorra, ou no tempo do Dilúvio, quando toda a carne se havia corrompido! Que faltas, que músicas, que conversas se ouvem! 

Que ações! Que vestimentas! Que pecados contra a castidade em todos os estados, sexos e condições, desde os mais jovens até os mais velhos!

Sim, os nossos tempos estão parecidos com os de Noé! E que injustiças estamos vendo, que roubos, que fraudes, que...

Já não se olham os meios, contanto, que venha o dinheiro... Que críticas e murmurações! Que males e desgraças! E não haverá remédio para tão grande mal? Sim, há; o remédio está em vós senhores pais de família.

Vós tendes a medicina necessária, basta que queirais aplicá-la; ela está no criar bem as vossas famílias.˜

Santo Antonio Maria Claret, século XIX

(Título meu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário