A Doutrina Católica, a vida dos Santos, o Itinerário Espiritual do Cristão, me fascinam. Leio tudo incansavelmente e trago para o Blog. Que ele sirva de formação para perseverarmos na verdade da fé, defendendo-nos contra as astúcias do inimigo, para a Glória de Nosso Senhor.
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Santíssima Trindade
A Metáfora do Espelho:
Temos Deus Pai, que se contempla na sua mente divina e se vê como realmente é, como num “espelho”, formulando um pensamento sobre Si mesmo. Você e eu fazemos o mesmo, quando concentramos o olhar no nosso interior e formamos um pensamento sobre nós mesmos.
E o conceito, ou a imagem, que Deus tem de Si mesmo é tão infinitamente perfeito e completo que adquire uma existência real, própria, distinta.
A este Pensamento vivo que Deus expressa perfeitamente de Si mesmo chamamos Deus Filho.
Deus Filho é expressão do conhecimento que Deus tem de Si.
Assim, a segunda pessoa da Santíssima Trindade é chamada “Filho”, precisamente porque é gerada desde toda a eternidade, gerada na mente divina do Pai.
Também a chamamos Verbo de Deus , porque é a "palavra mental" em que a mente divina expressa o pensamento sobre Si mesmo.
Depois, Deus Pai (Deus conhecendo-se a Si mesmo) e Deus Filho (o conhecimento de Deus sobre Si mesmo) contemplam a natureza que ambos têm em comum. Geram, assim, um amor perfeito, entre Deus e sua Imagem.
Ao verem-se contemplam nessa natureza tudo que é belo e bom - quer dizer, tudo que produz amor - em grau infinito. E esse amor infinitamente perfeito, intenso, que eternamente flui do Pai e do Filho. É o que chamamos Espírito Santo que "procede do Pai e do Filho". É a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
Os Três são igualmente eternos. O Verbo de Deus e o Amor de Deus são tão sem tempo como a natureza de Deus. E Deus Filho e Deus Espírito Santo não estão subordinados ao Pai de modo algum: nenhuma das Pessoas é mais poderosa, mais sábia, maior que as demais. As três são iguais em perfeição infinita, igualmente baseada na única natureza divina que as três possuem.
Atribui-se a cada Pessoa certas "obras", que manifestam ou refletem melhor as propriedades desta ou daquela Pessoa divina: Deus Pai é o Criador, Deus Filho é o Redentor, Deus Espírito Santo é o Santificador. Contudo, o que Um faz, Todos fazem, onde Um está, estão os Três.
Resumindo:
-Deus Pai é Deus conhecendo-se a Si mesmo, princípio do qual tudo procede.
-Deus Filho é a expressão do conhecimento de Deus por Si mesmo, seu Reflexo.
-Deus Espírito Santo é o resultado do amor do Pai por Sua Imagem.
Esta é a Santíssima Trindade: Três Pessoas divinas em um só Deus, uma só Natureza Divina.
Santo Agostinho simplifica:
O Pai é o Amante; O Filho é o Amado; e o Espírito Santo é o Amor.
(Autor desconhecido)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário