segunda-feira, 27 de maio de 2013

Santíssima Trindade


A Metáfora do Espelho:



Temos Deus Pai, que se contempla na sua mente divina e se vê como realmente é, como num “espelho”, formulando um pensamento sobre Si mesmo. Você e eu fazemos o mesmo, quando concentramos o olhar no nosso interior e formamos um pensamento sobre nós mesmos.

E o conceito, ou a imagem, que Deus tem de Si mesmo é tão infinitamente perfeito e completo que adquire uma existência real, própria, distinta.

A este Pensamento vivo que Deus expressa perfeitamente de Si mesmo chamamos Deus Filho.

Deus Filho é expressão do conhecimento que Deus tem de Si.
Assim, a segunda pessoa da Santíssima Trindade é chamada “Filho”, precisamente porque é gerada desde toda a eternidade, gerada na mente divina do Pai.

Também a chamamos Verbo de Deus , porque é a "palavra mental" em que a mente divina expressa o pensamento sobre Si mesmo.

Depois, Deus Pai (Deus conhecendo-se a Si mesmo) e Deus Filho (o conhecimento de Deus sobre Si mesmo) contemplam a natureza que ambos têm em comum. Geram, assim, um amor perfeito, entre Deus e sua Imagem.

Ao verem-se contemplam nessa natureza tudo que é belo e bom - quer dizer, tudo que produz amor - em grau infinito. E esse amor infinitamente perfeito, intenso, que eternamente flui do Pai e do Filho. É o que chamamos Espírito Santo que "procede do Pai e do Filho". É a terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Os Três são igualmente eternos. O Verbo de Deus e o Amor de Deus são tão sem tempo como a natureza de Deus. E Deus Filho e Deus Espírito Santo não estão subordinados ao Pai de modo algum: nenhuma das Pessoas é mais poderosa, mais sábia, maior que as demais. As três são iguais em perfeição infinita, igualmente baseada na única natureza divina que as três possuem.

Atribui-se a cada Pessoa certas "obras", que manifestam ou refletem melhor as propriedades desta ou daquela Pessoa divina: Deus Pai é o Criador, Deus Filho é o Redentor, Deus Espírito Santo é o Santificador. Contudo, o que Um faz, Todos fazem, onde Um está, estão os Três.
Resumindo:

-Deus Pai é Deus conhecendo-se a Si mesmo, princípio do qual tudo procede.
-Deus Filho é a expressão do conhecimento de Deus por Si mesmo, seu Reflexo.
-Deus Espírito Santo é o resultado do amor do Pai por Sua Imagem.

Esta é a Santíssima Trindade: Três Pessoas divinas em um só Deus, uma só Natureza Divina.

Santo Agostinho simplifica:
O Pai é o Amante; O Filho é o Amado; e o Espírito Santo é o Amor.

(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário