quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Filosofias em Luta - Guerra e Revolução

Por venerável Fulton Sheen

Parte II

Primeira parte AQUI


" A guerra que travamos não se parece com nenhuma outra. Quando ela cessar, não retornaremos ao presente modo de viver. Ela não é uma interrupção do normal, porém, uma desintegração do anormal. Achamo-nos indubitavelmente no término de uma era da história. Secaram os antigos poços; o bastão do progresso ilimitado em que nos apoiávamos, trespassou nossas mãos; as areias movediças de nossa crença na bondade absoluta da natureza humana, submergiram a superestrutura de um mundo materialista.

Defrontamos-nos agora  com o fato que alguns reacionários ainda ignoram, a saber, que uma sociedade pode tornar-se inumana, muito embora preservando todas as vantagens técnicas e materiais de uma civilização que se proclama adiantada. O mundo está recolhendo suas tendas, a humanidade pôs-se em marcha. Morreu o mundo antigo!

Isto nos trás a esta guerra. Há dois grandes acontecimentos em nossos dias: A guerra e a revolução.

Uma guerra envolve nações, alianças, homens, exércitos, fábricas de armamentos. canhões e tanques. Uma revolução envolve idéias. Uma guerra move-se num plano horizontal de terra. territórios e homens; uma revolução move-se no plano vertical da ideologia, da doutrina, dos dogmas, credos e filosofias de vida.

Esta distinção é muito importante, porque explica como nações podem estar do mesmo lado numa guerra e em partidos opostos na revolução.Alemanha e Rússia em guerra tinham o mesmo ideal, pois tanto o comunismo como o nazismo são destruidores da liberdade humana. Opostos na guerra, unidos na ideologia.

A guerra é apenas um episódio da revolução - algo de contingente. É a fase militar através da qual se processa a revolução. Esta é que importa de fato, pois se trata de conflitos de ideologias, uma luta de dogmas e credos. A verdadeira luta se dá a nível de idéias. De muito mais alcance do que a pergunta "Quem vai ganhar a guerra? é a pergunta: "Quem vai ganhar a revolução? "Ou por outras palavras, que espécie de ideologias ou filosofias da vida vão dominar o mundo?

Quantas filosofias de vida estão  envolvidas na revolução? Está muito geralmente aceita a falsa assertiva de que apenas duas: Democracia e Totalitarismo, ou a cristã e a anticristã. Prouvera Deus que fosse tão simples!

Há atualmente três grandes filosofias da vida em litígio:

1 - Totalitarismo: Anticristão, anti-semita e anti-humano

2 - Conceito secularista do mundo:  É humanistico e democrático, mas procura preservar estes valores sobre fundamentos irreligiosos e amorais, identificando a moral com o interesse privado e não com a vontade de Deus.

3 - Concepção cristã do mundo: se assenta nos valores humanos e democráticos do Ocidente numa base moral e religiosa. Aqui inclui não somente os cristãos, mas também os judeus, que historicamente são as raízes da tradição cristã e religiosamente formam um bloco com aqueles, na adoração de Deus e na aceitação da lei moral como reflexo da Eterna Razão Divina.

Depois continuamos.

Fiquem com Deus!

Fonte: Filosofias em Luta

Nenhum comentário:

Postar um comentário