sábado, 13 de junho de 2009

Santo Antonio de Pádua - Sacerdote e Doutor da Igreja




Santo Antonio, nasceu em Lisboa, Portugal em 1198, seu nome de registro é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.Entrou aos 15 anos no Colégio dos Conegos regulares de Santo Agostinho. Em apenas 9 meses aprofundou-se tanto no estudo da Bíblia que foi chamado mais tarde de Gregório IX, "Arca do Testamento".

Em 1220 entrou para a Ordem dos frades Mendicantes de Coimbra, depois que viu os corpos de cinco franciscanos martirizados no Marrocos,onde tinham ido evangelizar os fiéis.Sua descisão de pregar o Evangelho no marrocos não foi bem sucedida. Morou alguns meses em Messina,no convento dos franciscanos,cujo Prior o levou para o capítulo da Ordem em Assis e conheceu São Francisco de Assis.

Viveu como eremita num convento e foi incumbido das humildes funções de cozinheiro e viveu na obscuridade até que seus superiores,percebendo seus extraordinários dons de pregador, enviaram-no para a Itália e pela França, afim de pregar nos lugares onde a heresia dos Albigenses e Valdenses era mais forte.

Em 1231 quando sua pregação atigiu o vértice, foi atingido por uma doença inesperada, foi para Pádua onde morreu em 13 de junho de 1231. Tantos foram seus milagres e tal sua popularidade ,que foi canonizado no ano seguinte, 1232.

É chamado "doutor do Evangelho", pela grandeza com que soube pregá-lo. Quando o corpo foi desenterrado sua lingua foi encontrada intacta e é venerada há mais de 700 anos. Tal foi seu amor ao Filho de Deis feito homem, que a pregação sobre o mistério da Encarnação de Verbo era o ponto mais excelente.

Certa vez o Menino Jesus se colocou em seus braços. Por isso ele é assim representado em suas imagens.

Ensinamentos de Santo Antonio:

-"Ele veio a ti, para poderes ir à Ele"

-"Quem ama não conhece nada que seja difícil"

-"Se alguém se retira do mundo inquieto para a solidão e ai descansa,a este aparece o Senhor"

-"Desde o sacrifício de Cristo, está aberto o portão para o reino de Deus"

-"A face do Pai é o Filho"

-"A criatura carregou no seio seu Criador e a pobre Virgem o Filho de Deus. Tu és ao mesmo tempo o mais alto e o mais humilde.Senhor dos Anjos e súdito dos homens!O Criador do mundo obedece a um carpinteiro, o Deus de eterna majestade se submete a uma Virgem"

-"Onde há excesso de riqueza e de prazeres, aí se instala a lepra dos vícios"

-"O pregador fala com dois lábios, com sua vida e com sua boa fama"

-"A vida do corpo é a alma, a vida da alma é Deus"

-"O amor a nós O prendeu tão intimamente à nossa natureza que o fez descer até nossa miséria, como se no céu já não pudesse permanecer sem nós"

-"A confissão é semelhante a uma travessia, pois o homem atravessa pela confissão da margem do pecado para a margem da reparação".

"Santo Antonio de Pádua: Rogai por nós!:

Nenhum comentário:

Postar um comentário