segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Valor do Tempo



Por Tihamer Toth

"Os Ingleses tem um curtíssimo provérbio: "Tempo é dinheiro". Mas ele não diz tudo. O tempo é mais que dinheiro: é o pano de que fazemos a nossa vida. Aquele que quiser triunfar deve conhecer o valor do tempo e não perder um minuto. Em nossos dias, o tempo vai ganhando cada vez mais importância. A vida vai se tornando tão agitada que já só nas pequenas aldeias a gente pode permitir-se falar da chuva, do estado das sementeiras e da saúde de toda família, antes de tratar ou concluir um negócio qualquer. Nos bares do Oriente, ainda é uso o vendedor - para enganar os fregueses -, gabar as suas mercadorias. Mas nos países adiantados em economia, negociantes, clientes, homens de negócio falam pouco.

Nas grandes bibliotecas, detenho-me, as vezes, admirado, diante das numerosas obras de Santo Agostinho, de S. Boaventura, de S. Tomás de Aquino, etc. Como é que estes santos, que estiveram tão ocupados em sua vida, tiveram tempo para escrever estas páginas? E, no entanto, maior parte deles tiveram uma vida relativamente curta. Eu contemplo, por exemplo, as obras de S. Tomás de Aquino: trinta e quatro volumes un-folio! Como é que este homem, que, durante sua vida de 52 anos somente, pregou e ensinou tanto, pode ainda encontrar tempo para escrever tudo isto? E, depois não são romances que ele publicou, mas tratados sobre os mais graves problemas da filosofia e da teologia.

Sim, onde iam estes santos buscar o tempo?

Ganhavam-no não perdendo um minuto sequer na sua vida - Aquele que quiser criar alguma coisa de grande haverá concentrar todas as suas energias até nas mais pequenas coisas. O segredo dos grandes homens era o bom emprego do tempo. "Tempus ominia fert, sed et aufert ominia tempus"
- o tempo traz tudo, mas também leva tudo.

Evidentemente, o tempo é uma coisa muito preciosa! Mas no fim de contas, quanto vale? Isto: vinte milhões de dólares! Como assim? - Entre Búfalo e Nova Iorque, o caminho de ferro contornava originariamente um vale profundo - o vale de Tuckhan-nock. Mais tarde, os americanos construíram por cima do vale, para passar por ele o caminho de ferro, um viaduto gigantesco que custou 12 milhões de dólares. Este viaduto encurtou de vinte minutos a viagem de Búfalo a Nova Iorque. Os americanos deram 12 milhões para ganhar vinte minutos!!

É bem verdade o que escreveu Goethe no seu "Fausto", fazendo o mesmo a Mefistófeles: "Aproveitai o tempo que passa depressa; só a ordem ajuda a ganha-lo"

O que, sobretudo, importa é que aproveites, meu filho, os anos da tua juventude para estudar e trabalhar; é precisamente durante estes anos que hás-de preparar-te para a vida, fazendo provisão de saber e de capitais espirituais em vista do futuro"

Fonte: O Jovem de Caráter - Quadrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário