terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobre o sentido do Sofrimento


Somente na ótica do Calvário podemos entender o sofrimento. Sem esta visão corremos o risco de culpar a Deus por ele. Para muitos, contemplar a beleza, a criação, a ordem, é sinal da presença de Deus, mas quando se deparam com as dificuldades, a imagem dEle se distorce, afinal, como um Deus tão bom, tão perfeito, tão poderoso, pode deixar que isto aconteça? Por que não fez ou faz algo para mudar esta situação?

A questão é que Ele já fez tudo que pode para muda-la, mandou o Filho, revestido na humanidade, para passar por todos os sofrimentos e através dele, remir a todos e chama-los para a verdadeira salvação e ausencia de males que é viver eternamente com Ele.

O maior mal, o grande sofrimento que pode passar o ser humano é a condenação, por isso Cristo disse a Nicodemos: "De tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho unico para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" Perecer para Deus é perder a vida eterna e a morte do Filho, na Cruz, é o remédio e a cura para o homem caído pelo pecado.

Objetivamente falando, o mal e o sofrimento tem origem no pecado e toda nossa vida será permeada pela luta e pelo sofrimento, a questão é que podemos nos usufruir dele para obtermos nosso fim e como nos ensinou muitos santos, até nos alegrar com ele. Quando entendemos que podemos unir nossas dores e nossas dificuldades à Cruz de Cristo, podemos tirar por causa disso, grandes bens, para nós e para o corpo místico de Cristo, da qual fazemos parte.

Deus não quer o sofrimento, mas o permite para dele tirar um bem maior. Seja ele fruto de um pecado pessoal - e para este precisamos de perdão - seja ele fruto do pecado do mundo; que ele seja para nós caminho de santificação e crescimento nas virtudes, para crescermos tbem como filhos que somos nos tornando verdadeiros filhos de Deus, na paciência, esperança - afinal, Jesus sofreu, morreu, mas ressuscitou - e na perseverança final

Sobre o sentido do sofrimento, vejam esta Carta Apostólica do Beato João Paulo II :
.
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_11021984_salvifici-doloris_po.html


***********

Nenhum comentário:

Postar um comentário