domingo, 15 de janeiro de 2012

A verdadeira riqueza da Igreja Católica


"A Igreja é de fato riquíssima e acumulou nos seus vinte séculos um tesouro incalculável!

Na verdade ela é rica desde a sua origem, porque o seu Criador e mentor é o próprio Deus; é D'Ele que vem toda a sua riqueza. Ela é o próprio Corpo de Cristo (1 Cor 12,27).

Mas ela é rica também, porque é a "Igreja dos Santos", como disse George Bernanos. Os Santos são a sua grande riqueza, como que reprodução do próprio Cristo.

Ela é a Igreja de Pedro de Cafarnaum, que deixou as redes para seguir o Senhor e morreu, por ama-la, de cabeça para baixo sob Nero; é a Igreja de Paulo de Tarso, que rodou o mundo até Roma, para ali ser martirizado por ela.

Ela é a Igreja dos Santos Apóstolos, revestidos do próprio Cristo, um a um martirizados pela sua fidelidade ao Senhor...

Ela é a Igreja dos Santos Inocentes que ainda na tenra idade, derramaram o seu sangue inocente pelo menino Deus ...

Ela é a rica Igreja dos Santos Padres: Agostinho de Hipona, que enfrentou o pelagianismo, o arianismo e o maniqueismo; Atanásio que enfrentou o arianismo; Irineu que enfrentou o gnosticismo; Inácio de Antioquia que enfrentou os leões, Policarpo que enfrentou a fogueira ... Tomás de Aquino que escreveu a Suma Teológica e transformou a Filosofia, Teresa D´Avila e João da Cruz que reformaram os Carmelos masculino e Feminino, Jerônimo que traduziu a Biblia para o latim; Basílio, Gregório de Nissa, Gregório de Nazianzo, Afonso de Ligório, Francisco de Assis, João Bosco e tantos outros que mudaram a face da terra...

Sim, é uma Igreja riquissima!

Ela é a Igreja daqueles que de tanto ama-la, derramaram o seu sangue nas arenas romanas, nas espadas dos imperadores, nos cárceres comunistas e nazistas ... Pedro, Tiago, Paulo ... Inácio de Antioquia, Policarpo, Sebatião, Perpétua, Felicidade, Cecília ... Maxiliano Kolbe ... e tantos outros gigantes que fizeram do seu sangue " a semente dos novos cristãos" (Tertualino †220).

Ela é a Igreja das belas ordens religiosas de Bento, Domingos, Agostinho, Benedito, Francisco, Inácio de Loyola, Camilo de Lélis ...

Ela é a igreja das Santas Virgens: Maria, Ana, Inez, Cecília, Luzia, Teresinha, Mazzarello, Clara de Assis ... que formam um verdadeiro exército de Esposas do Senhor.

Sim, é uma Igreja riquissima!

Além de ser a rica Igreja dos Santos, dos Profetas, dos Mártires, dos Apóstolos, das Vírgens, dos Confessores ... é também a Igreja dos Papas. É a Igreja de João Paulo I com o seu sorriso inesquecível, de João XXIII do Concílio Vaticano II, de Paulo VI com o seu apaixonado amor a Igreja, de Gregório, que a posteridade chamou de Magno e que criou o canto que recebeu o seu nome.

Ela é a grande e rica Igreja de Leão Magno deteve as grandes heresias às portas da Igreja, enfrentando os bárbaros Átila e Genserico às portas de Roma. É a casa de Pedro, que é o principio de tudo e a pedra sobre a qual os outros se sucederam. É a Igreja dessa cadeia viva e ininterrupta de 265 pontífices, o "doce Cristo na Terra", como dizia Santa Catarina de Sena.

Todos os santos se inclinaram diante do Papa e nenhum foi sem ele.

Paulo, o apostolo dos gentios, foi ao encontro de Pedro; Francisco o enamorado da pobreza, ajoelhou-se diante de Inocêncio III; Teresinha suplicou a Leão XIII que a deixasse entrar no Carmelo aos quinze anos ...

Que outra Igreja teve um Pio XI que proclamou Maria Imaculada; e José, Padroeiro Universal da Igreja?

Que outra Igreja tem um João Paulo II, filho de operário, ator de teatro, esquiador, sacerdote, poliglota, bispo, diplomata, cardeal - cardeal da Igreja do Silêncio e da Polonia Mártir?

A Igreja é riquíssima, de fato é a Igreja dos Santos e dos Papas.

É a Igreja dos Sacramentos que o Senhor derramou do seu Coração ferido pela lança do alto da Cruz. É a Igreja da salvação universal de todos os homens ... É a barca de Pedro que salva do dilúvio do pecado!

Esta é a verdadeira fortuna da Igreja, acumulada no sangue dos Mártires, na fidelidade dos Confessores, na riqueza dos Padres, no discernimento dos Doutores, na pureza das Vírgens, no sangue dos Inocentes, na palavra dos Apostolos e dos Profetas, no zelo dos Patriarcas, na lei dos Profetas e na infalibilidade dos Papas. Sim, é riquíssima!

E é a nossa Igreja. Demos graças a Deus por ela!!"

(Infelizmente não sei o autor deste texto, mas o trouxe, ele é otimo)

Eu concluo: É a Igreja de Bento XVI, que ama como ninguém a santa Liturgia, que tem resgatado o decoro e a reverencia para com Cristo, que tem trazido de volta à casa aqueles que haviam desviado, quase sempre no silêncio de um diálogo sincero e verdadeiro. Que nos faz amar a Igreja, ensinando que apesar das grandes heresias, dos erros enormes deste mundo, ela avança erguida, na sua Tradição e nos seus valores que não esmorecem. Sim , ela é a Igreja de Bento XVI e pela graça de Deus, pertenço a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário