sábado, 21 de abril de 2012

Concebido do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem


Símbolo da Fé - Concebido do Espírito Santo
Nasceu de Maria Virgem


Terceiro Artigo
.
Importância:
.
Depois de termos visto, as primeiras explicações do Símbolo -, (Aqui) - vemos como é grande e singular o beneficio que Deus fez ao gênero humano, por nos livrar da escravidão do mais cruel dos tiranos, para nos restituir assim a liberdade.

Mas, atentando no plano e nos meios que Deus quis empregar para a nossa libertação, nada podemos conceber de mais grandioso, nem mais brilhante, do que a bondade e munificiencia de Deus para conosco.

Sentido do Artigo

Ensinará como seu sentido se resume em crermos e confessarmos que o mesmo Jesus Cristo, nosso unico Senhor e Filho de Deus, assumindo carne humana no seio da Virgem pela nossa salvação, não foi concebido de genne masculino, como os outros homens, mas por obra do Espírito Santo, acima de todas as leis da natureza, de sorte que a mesma Pessoa permaneceu Deus, qual era desde toda a eternidade, e tornou-Se então Homem, o que antes nunca tinha sido.

Confirmação deste sentido

O que prova, claramente, ser este o sentido destas palavras, e a profissão de fé do Sagrado Concílio de Constantinopla: "O qual desceu dos céus, por amor de nós homens, por causa de nossa salvação; e encarnou de Maria Virgem por obra do Espirito Santo, e Se fez Homem".

Assim tambem o explicou São João Evangelista que, do peito do próprio Senhor e Salvador, havia haurido o conhecimento deste profundo mistério. Depois de ter explicado a natureza do Verbo Divino com as palavras: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus; conclui por fim: "E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós"
.
Modo de União entre as duas Naturezas
.
0 Verbo, que é uma Pessoa da natureza divina, assumiu de tal forma a natureza humana que uma e a mesma Pessoa é o "suporte"das natureza divina e humana. Daí resultou que, nessa admirável união, se conservaram as operações e propriedades de uma e outra natureza". E na frase do celebre Pontífice São Leão Magno, "nem a glória da natureza superior destruiu a inferior, nem a elevação da natureza inferior diminuiu a dignidade da superior" (Leão Magno sermo 21,2;DU 288 344)

A conceição de Cristo é obra comum das três Pessoas, mas atribuída ao Espírito Santo

Quando dizemos que o Filho de Deus foi concebido por obra do Espirito Santo, não afirmamos que esta Pessoa da Santíssima Trindade consumou sozinha o misterio da Encarnação. Ainda que se o Filho assumiu a natureza humana, nem por isso deixaram de ser autoras deste misterio todas as três pessoas da Santíssima Trindade, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.
.
Em geral, devemos ter como norma de fe cristã: Tudo o que Deus opera fora de si nas coisas criadas, é obra comum das três Pessoas. Uma não opera mais do que as outras, nem uma sem as outras. A única coisa que não pode ser comum a todas as Pessoas é o modo de proceder a uma da outra. Com efeito, só o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.Tudo porém, o que operam para fora, é obra comum das três Pessoas, sem diferença alguma. A esta especie de operação pertence a Encarnação do Filho de Deus.

Apesar disso, as Sagradas Escrituras costuma, das coisas atribuídas as três pessoas, atribuir uma a esta Pessoa. O Pai supremo tem poder sobre todas as coisas, o Filho a sabedoria e o amor ao Espírito Santo. Como na Encarnação Deus nos revela Sua grande benegnidade, por isso ela é atribuída ao Espírito Santo.

Caráter da Conceição de Cristo

1 - Aspecto Natural


Neste misteiro, se verifica que alguns elementos superam a ordem da natureza e que outros lhe são conformes. Cremos que o Corpo de Cristo se formou do sangue da Virgem Sua Mãe, e nisso reconhecemos uma operação da natureza humana. É lei natural que todo humano se forme da sangue materno.

2 - Aspecto Sobrenatural

Mas, o que ultrapassa a ordem natural das coisas, e supera a força de nossa inteligencia é o fato de que, no instante de consentir a bem aventurada Virgem às palavras do Anjo declarando: " Eis aqui a serva do senhor, cumpra-se em mim a Vossa palavra" , - logo começou a formar-se nela o santíssimo Corpo de Cristo, ao qual se uniu uma alma dotada de inteligencia, de sorte que, no mesmo instante o Deus perfeito se tornou perfeito homem.

Quanto ao Corpo

Ninguém pode duvidar que esta foi uma nova e admirável obra do Espirito Santo, pois segundo a ordem da natureza a alma humana não pode informar nenhum corpo, senão em certo lapso de tempo.
.
Quanto a divindade
.
União Hipostática

.
Acresce ainda outro fato, digno de maior admiração. Tanto que a alma se uniu ao corpo, a propria Divindade se uniu também ao corpo e a alma. Por consequinte, logo que o corpo foi formado, e simultaneamente animado, a Divindade ficou ligada tanto ao corpo como à alma.

No mesmo instante, Deus perfeito veio a ser perfeito homem e por isso, pode-se dizer que a Santissima Virgem verdadeiramente e propriamente pode ser chamada de Mãe de Deus, porque no mesmo instante concebia a Deus e ao Homem.
.
Quanto à alma
.
Plenitude dos dons e carisma
.

O Corpo de Cristo se formou do puríssimo sangue da Virgem toda Imaculada, sem nenhuma interferência de varão, mas unicamente pela virtude do Espírito Santo. Assim tambem Sua alma recebeu, desde o primeiro instante da conceição, a mais rica abundancia do ES e toda a plenitude de Seus dons e carismas. Deus lhe dá o Espírito sem medida, como disse São João.

Cristo não é filho adotivo de Deus

No entanto, Cristo não pode ser chamado filho adotivo de Deus, ainda que teve aquele Espírito, pelo qual os homens justificados conseguem a adoção de filhos de Deus. Sendo Ele Filho de Deus por natureza, deve crer-se que de modo algum Lhe cabe a graça de adoção, nem o titulo de filho adotivo.
.
Frutos deste Misterio
.
Meditar nele com frequencia

.
É Deus Aquele que assumiu a carne humana. Fez-se Homem por uma via que nossa razão não alcança, que nossa linguagem não pode muito menos exprimir. Fez-se Homem, enfim, porque queria que nós homens renacessemos como filhos de Deus. Por isso, nós os fieis, devemos crer e adorar, com espirito crente e humilde, todos estes misteros.

Nasceu da Virgem Maria

Nasceu para nosso regozijo e segundo as profecias
.
Nosso Senhor Jesus Cristo não só foi concebido por obra do Espírito Santo, mas também nasceu da Virgem Maria e por ela foi posto neste mundo. Desde o instante do anuncio do anjo, começou a cumprir a grandiosa promessa de Deus a Abraão, quando lhe dissera que um dia, "todos os povos seriam abençoados em sua descendencia". Maria, a quem proclamamos e veneramos como verdadeira mãe de Deus, - por ter dado a luz aquela Pessoa que era ao mesmo tempo Deus e Homem - , descendia da estirpe de Davi.

De Maria Virgem que é a segunda Eva

Se a conceição de Cristo já excede toda a ordem da natureza, em Seu nascimento nada podemos contemplar que não seja de carater divino. O que há de mais admirável, o que sobrepuja a tudo quanto o homem possa dizer ou imaginar, é o fato de nascer Ele de Sua mãe, sem que daí resultasse a menor lesão da virgindade materna.

Assim como mais tarde saiu do sepulcro fechado e selado; assim como "entrou para junto de seus discípulos, apesar das portas fechadas", assim como, na observação diaria da natureza, vemos os raios solares atravessarem um vidro compacto, sem o quebrar, e sem lhe fazer o menor estrago - assim também e de maneira mais sublime, nasceu Jesus Cristo do seio de Sua Mãe, sem nenhum dano para a integridade materna.

Enalteçamos portanto a virgindade perpetua e intemerata de Maria. Operado foi este milagre pela virtude do Espírito Santo. De tal modo assistiu a Mãe na conceição e no nascimento do Filho que, dando-lhe fecundidade, lhe conservou, todavia a virgindade.

De vez em quando constuma o apostolo designar a Cristo como o " segundo Adão" e confronta-lO com o primeiro Adão. Realmente, assim como pelo primeiro todos os homens sofrem a morte, assim pelo segundo são todos novamente chamado à vida. Assim como Adão foi o pai do genero humano segundo as leis da natureza, assim tbem Cristo é para todos o autor da graça e bem-aventurança.

Por analogia, podemos comparar com Eva a virgem Maria. `a primeira Eva corresponde a segunda, que é Maria; assim como acabamos de mostrar que o segundo Adão - Cristo - corresponde ao primeiro Adão.

Por ter dado credito a serpente, Eva acarretou maldição e morte ao genero humano. Maria acrditou nas palavras do Anjo e obteve que aos homens viesse novamante a benção e vida. Por culpa de Eva, nascemos filhos da ira, por Maria recebemos Jesus Cristo, que nos fez renascer como filhos da graça. A Eva foi dito: Em dores darás a luz teus filhos. Maria ficou isenta desta lei. Conservando a integridade de sua virginal pureza, Maria deu a luz Jesus, Filho de Deus -, sem sofrer dor de especie alguma.

Fonte: Catecismo Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário