terça-feira, 24 de abril de 2012

Para organizar a vida com sabedoria



São Tomás recitava essa oração
diariamente diante da imagem de Cristo - Rezemos com ele:


"Permita, ó Deus misericordioso,
que eu possa
desejar ardentemente,
buscar prudentemente,
reconhecer verdadeiramente,
realizar com perfeição
as coisas que te agradam
para o louvor e glória do teu nome.

Organiza, ó Deus, a minha vida!
Permita que eu discirna o que queres de mim

Dá-me o poder de fazer a tua vontade,
de maneira apropriada e necessária
para a salvação da minha alma.
Permita, ó Senhor Deus,
que eu sempre me mantenha fiel
em tempos de prosperidade e de adversidade,
de tal modo que não me vanglorie
quando tudo corre bem
nem me desespere em face dos problemas.

Concede-me que não me alegre
a não ser no seu caminho;
que não me entristeça
a não ser pelo que afaste de Ti.

Que eu deseje apenas te servir
e só temer te desagradar.
Dá-me forças para rejeitar todas as coisas
transitórias e buscar, apenas, as eternas.

Que as alegrias, sem ti, sejam fardos para mim e que eu nada deseje além de ti

Permita, Senhor, que as coisas que faço
só me dêem prazer quando são para Ti.
e que tudo o que não te envolve me encha de tédio.
Concede-me, ó Deus,
que o meu coração dirija-te
a Ti para que ao falhar
sinta remorsos por meus pecados
e jamais desista de me redimir

Senhor meu Deus,
torna-me submisso sem reclamar,
pobre sem desanimar, casto sem
me corromper, paciente sem murmurar,
humilde sem fazer pose,
alegre sem frivolidade,
maduro sem tristeza,
ágil sem leviandade,
temente a Ti sem desesperar,
verdadeiro sem duplicidade
e fazedor do bem sem presunção.

Que eu repreenda meu próximo
sem arrogância e sem hipocrisia
para fortalecê-lo pela palavra
e pelo exemplo.

Dá-me, Senhor, um coração vigilante,
que não se deixe levar para longe de Ti
por pensamentos estranhos.

Dá-me Senhor um coração nobre
que não se deixe enganar por
desejos indignos.

Dá-me um coração resoluto que
não se deixe guiar por intenções
malignas.

Dá-me um coração inabalável
capaz de vencer as tribulações.

Dá me um coração moderado
que não se deixe escravizar por
paixões violentas.

Dá-me, Senhor, meu Deus,
o conhecimento de Ti,
diligência em te buscar,
sabedoria para te encontrar,
palavras que te agradem,
perseverança ao te aguardar,
e confiança de enfim te abraçar.

Permita que as dificuldades
sejam minhas penitências aqui,
que teus benefícios despertem
minha gratidão
e que em tuas alegrias
eu me alegre,
glorificando-Te no teu
Reino Celestial.

Tu que vive e reinas,
Deus para sempre. Amém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário