quinta-feira, 10 de maio de 2012

A anterioridade de Deus

Adaptação do livro A Vida Interior - de François Sales Pollien

Primeira parte: A Vida que herdamos

Segunda parte: A finalidade da criação

Terceira parte:  O ordenamento de minhas relações divinas


Por essência, o divino é anterior ao homem,  daí decorre, logicamente, que nenhum raciocínio e nenhuma atitude pode colocar o interesse humano à frente do interesse divino. Esta ordem, pela essência de sua natureza, não deve jamais ser violada, Não posso, portanto, nem ver, nem querer, nem buscar minha felicidade antes da honra de Deus. Cabe a Ele o direito inalienável de precedência."O discípulo não pode ser maior que o Mestre, nem o escravo acima de seu senhor"- (Mt 10,24).

A minha felicidade e a glória de Deus devem necessariamente, seguir uma sequência lógica e própria, que não podem ser separadas, nem sua ordem invertida, sob pena de tornar sem sentido o livro da criação.

Meu interesse deve estar então, em submissão ao interesse de Deus, Ele é o primeiro eu o segundo: Sua glória vem antes de tudo e minha felicidade vem em seguida e só a obterei se esta ordem for obedecida.

Glória, fonte da felicidade


A anterioridade de Deus não é apenas uma questão racional, mas vital. Minha felicidade não vem simplesmente após a glória de Deus, mas vem dela., não pode nascer se não dela. Com efeito, somente posso obter a salvação, servindo a Deus. No serviço está o mérito e dele, nasce a recompensa.

Assim como um filho não existe antes de sua mãe, assim, meu interesse não pode situar antes, ou fora, do interesse de Deus. Nada pode gerar a felicidade, a não ser a glória (Sl 49,23).  - nos disse Jesus: "Eu vos disse estas coisas a fim de que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa" ( Jo 15,11)

Jesus nos disse para permanecermos em seu amor, pela observância de seus mandamentos, ou seja, para glorificar ao Pai juntamente com Ele, segundo as leis por Ele traçadas. A alegria de Cristo está na glória de Seu Pai, e nossa alegria só será plena, se a alegria de Jesus estiver em nós.  A Glória de Deus é portanto, a fonte da felicidade plena.

No Senhor


Precisamos saber que o nascimento de minha felicidade a partir da glória de Deus, não é um fato consumado, nem pode ser separado de sua causa, assim como o ramo não se separa da videira. Nenhum ato meu poderá causar felicidade se não for também causa de glória. Minha alegria nasce da glória e  para nela permanecer, deve consistir nela. O justo se alegra no Senhor (Sl 31,11). Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos! (Fp 4,4).

A alegria do Senhor


Deus quer ser e é, a fonte plena e infinita de minha felicidade. Quer que eu encontre nele, a minha bem aventurança. E em que medida! e de que forma! Ele quer consumar minha vida em sua vida, dar-me a êxtase da visão beatífica, embriagar-me com as riquezas de sua casa, saciar-me com deliciosos manjares. Minha felicidade n Ele, transbordará por todos os lados e jamais conseguirei chegar ao limite. "Entra na alegria do teu Senhor"(Mt 25,21)

Somos convidados ao banquete celestial e esta alegria é tão imensa que é sobrenatural, tão sobrenatural que ultrapassa a capacidade de qualquer criatura. A glória que damos a Ele é sobrenatural, porque Ele mesmo, através de sua graça é que nos capacita a faze-lo. Tudo n Ele e por Ele, por isso meritório e por isso fonte plena de alegria.

Supremacia divina


Essa supremacia da Majestade soberana, que deve ser servida por si mesma antes de tudo; que domina, das alturas de sua eternidade,  que domina meus direitos e minhas esperanças de imortalidade, dos quais é fonte, que deve orientar as etapas do meu crescimento como penhor do triunfo, que se impõe à minha vida terrestre e celeste como finalidade suprema de tudo o que devo ser e fazer a cada instante, seja no tempo ou na eternidade, reclamando para si todas as minhas energias e prometendo abençoar-me com a bem-aventurança

Fonte: A Vida Interior -  François de Sales Pollien

Depois veremos: A Superioridade do divino

Nenhum comentário:

Postar um comentário