segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Apostólica



Por Padre Leo Trese


"A quarta nota da autêntica Igreja de Cristo, a que “completa o quadrado”, é a apostolicidade, que significa, simplesmente, que a igreja que pretenda ser de Cristo deverá provar a sua legítima descendência dos Apóstolos, alicerce sobre o qual Jesus edificou a sua Igreja.

“A Igreja é apostólica porque está fundada sobre os Apóstolos. E isso em três sentidos:

"foi e continua a ser construída sobre o alicerce dos Apóstolos (Ef. 2,20; At. 21,14), testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo;

-“Guarda e transmite, com a ajuda do Espírito Santo que nela habita, a doutrina, o bom depósito, as sãs palavras recebidas dos Apóstolos;

-“Continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos Apóstolos até ao regresso de Cristo, graças àqueles que lhes sucederam no ofício pastoral: o Colégio dos Bispos, < assistido pelos sacerdotes, em união com o sucessor de Pedro, pastor supremo da Igreja> (AG. 5)” (n.857; cf. também os ns. 858-62).


Que a Igreja Católica passa pela prova da apostolicidade é coisa muito fácil de demonstrar.

Temos a lista dos bispos de Roma, que remonta numa linha contínua do Papa atual até São Pedro.
E os outros bispos da Igreja Católica, verdadeiros sucessores dos Apóstolos, são os elos atuais na ininterrupta cadeia que se estende por mais de vinte séculos.

Desde o dia em que os Apóstolos impuseram as mãos sobre Timóteo e Tito, Marcos e Policarpo, o poder episcopal transmitiu-se pelo sacramento da Ordem Sagrada de geração em geração, de bispo para bispo.

E com isto, fechamos o “quadrado”.

A Igreja de Cristo é Una, Santa, Católica e Apostólica, como proclamamos no Credo. Esta é a Sua Marca. Não somos tão ingênuos a ponto de esperar que os convertidos acorram aos montões agora que lhes mostramos essa marca.

Os preconceitos humanos não cedem tão facilmente à razão

Mas ao menos tenhamos a prudência de vermos nós essa marca com lúcida segurança."

Estudos anteriores: Aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário