sábado, 22 de setembro de 2012

A Adoração dos Magos - Iconografia Cristã


 Nos diz o Santo Padre o Papa Bento XVI a respeito da iconografia cristã:

" A iconografia cristã é riquíssima e vasta. A partir da secular tradição conciliar, aprendemos que também a imagem é pregação evangélica. Os artistas de todos os tempos ofereceram à contemplação e à admiração dos fiéis os fatos salientes do mistério da salvação, apresentando-os no esplendor da cor e na perfeição da beleza. Isso é um indício de como hoje, mais que nunca, na civilização da imagem, a imagem sagrada pode exprimir muito mais que a própria palavra, uma vez que é muito eficaz o seu dinamismo de comunicação e de transmissão da mensagem evangélica"  (Introdução - Compendio do Catecismo)

Obra de Gentile da Fabriano - (1423) - Galeria Uffizi, Florença.

                                     

" Esta esplêndida obra-prima da Adoração dos Magos (cf. Mt 2,1-12) representa a revelação de Jesus a todos os povos. A Encarnação é um dom não somente à fé de Maria, de José , das mulheres, dos pastores, da gente simples do povo de israel, mas também à fé desses estrangeiros vindos do Oriente para adorar o recém-nascido Messias e apresentar-lhe os seus dons: " Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e olhes ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra" ( Mt 2,11).

Os magos constituem as primícias dos povos chamados à fé, que se aproximaram de Jesus com as mãos vazias, mas com as riquezas das suas terras e das suas culturas.

O Evangelho de Jesus é a palavra salvífica para toda humanidade. Dizia São Leão Magno: " Todos os povos, representados pelos três magos, adorem o Criador do universo, e Deus seja conhecido não só na Igreja, mas em toda a terra, para que em todo o Israel seja grande o seu nome (cf. Sl 75,2)" (Sermão 3 para a Epifania)

Fonte: Compendio do Catecismo da Igreja Católica


Nenhum comentário:

Postar um comentário