sábado, 13 de outubro de 2012

Onde repousar a cabeça...

Por  Pierre Charles

 Recolhimento



"Ubi caput reclinet - Não posso deixa-lo de fora, exposto ao vento, à poeira dos caminhos ou ao orvalho frio das noites; não posso permitir que repouse sobre pedras sua divina cabeça toda coberta do rocio noturno, esta mesma cabeça que dentro em breve estará toda molhada de suor e sangue - Caput meum plenumest rore - Minha alma deve ser-lhe uma mansão de paz e recolhimento, na qual,  como nos santuários, só se anda a passos leves; na qual, como junto dos que dormem, só se fala em voz baixa.

O motivo do recolhimento - e  o melhor maneira de obtê-lo - é esse respeito soberano e penetrado de amor que devemos ao Deus que repousa em nós. - Mansionem apud eum faciemus. - Por isso o recolhimento é como que um ato de fé, e é o Espírito de Cristo que deve infundi-lo em nossas almas: recolhimento feito de silencio e de espera; porque não o velamos como  a um morto, mas como a um glorioso ressuscitado; velamo-lo com o coração iluminado de desejos, pois sabemos que é vencedor de todas as trevas e que sua aurora é como a luz do meio dia.

Em sua hora, quando Ele o quiser, erguer-se-á repentinamente de sua imobilidade aparente e passageira, e então todos os olhos o verão... et qui eum pupugerunt. Recolhimento feito de silêncio e espera, e de amor que adora e agradece. O recolhimento é uma homenagem e uma nuvem de incenso. E por que  me é ele tão difícil, senão porque minha alma está ainda tão cheia de cuidados estranhos e barulhentos, de afeiçoes clandestinas e exigentes, de sentimentos vulgares e grosseiros?

Todos os meus amores deveriam estar concentrados e fundidos  num só, mas estou dissipado  na anarquia de meu interior, e por causa de minha confusão e de minha desordem, o sono reparador e calmo é-lhe impossível em minha casa.

E entretanto meu Deus, não sou indiferente ao vosso desejo, nem inerte e frio antes os vossos anelos, e gostaria de merecer a benção daqueles que, vendo-vos desabrigado, abrem-vos a sua porta e vos recolhem. - Horpes eram er collegistis me -  Porque recolhendo-vos, nós nos encontramos a nós mesmos, e o repouso que vos preparamos penetra em nós, contagiante, e torna-se nosso por recompensa; e quando podeis dormir em paz em nossa alma, nossa pobre cabeça pode também descansar e desembaraçar-se de seus cuidados...in pace sunt ea quae possidet.

Senhor, bem sabeis que nossas boas disposições iniciais vem sempre de vós, e que sem o vosso auxílio jamais poderemos agradar-vos - tibi sine te placere non possumus - Recolhei minha alma que vos quer recolher e permaneçamos um no outro, prisioneiros de um mesmo amor divino; do amor que me tendes e do amor que vossa graça me inspira. Fazei que eu não tenha nenhum desejo fora de vós, fazei que eu vos prefira sempre a todos os vossos dons; e se  vos aprouver ficar silencioso ou imóvel em mim por muito tempo, como no túmulo, dai-me bastante espírito de fé para aceitar vossa disposição, para ama-la como um favor especial e regozijar-me disso ad diem aeternum"

Fonte: A Oração de toda Hora - Pierre Charles - pag 17-18 - Quadrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário