Depois da queda de Adão, coube então a Jesus, o novo Adão, pela sua Paixão, Morte e Ressurreição, restaurar pelos méritos que adquiriu na Cruz,
este homem, que estava depois do pecado, condenado a viver eternamente longe de
Deus.
Justamente porque, pelo pecado, perdeu a graça
santificante que o capacitaria a vê-lo e viver eternamente com Ele. Por isso
Jesus se fez homem, para ser um como nós e se oferecer em nosso lugar. Homem
sem pecado e nascido de uma mulher sem pecado, para ser o representante
legítimo da criatura feita a imagem de Deus e Deus perfeitíssimo, para oferecer
e ser vítima de expiação em nosso favor.
A Encarnação, este bem precioso, por si só, já
é motivo de júbilo, é um dos maravilhosos atos de amor do Pai para com os seus
filhos. Pois se não fora o pecado original, não é certo que o Verbo se
encarnaria. Por isso cantamos: O felix culpa!! Em vez de Adão, chefe bem
dotado, sem dúvida, mas falível e pecável, temos por cabeça o Filho eterno de
Deus, que revestido de nossa natureza, é homem tão verdadeiro, como é
verdadeiro Deus. Pela maravilhosa bondade de Deus, veio Este em favor do homem caído e condenado, para refazer este homem desfigurado pela culpa e o repõe em certo sentido, num estado melhor que o anterior à queda.
Jesus desde este momento foi constituído
cabeça da raça humana, é que estava reservado "Expiar as nossas culpas e
instituir o Sacramento da Regeneração, para transmitir a cada Batizado a graça
perdida pelo primeiro homem
Jesus não contente em reparar, pela Sua
satisfação a ofensa feita a Deus e de nos reconciliar com Ele, merece-nos
todas as graças que havíamos perdido pelo pecado e outras ainda, entre elas a graça santificante tem a
primazia, com ela vem em cortejo de virtudes infusas e dons do Espírito Santo.
Jesus também institui os Sacramentos, sinais sensíveis da graça invisível que nos
será dada em cada fase de nossa vida. Eles são os canais da graça que
tanto os homens necessitarão enquanto viverem neste mundo. E os deixou à sua
Igreja para que ela os administrasse, por isso a fundou a preço de seu sangue.
O Deus que vem habitar em nós pela graça, é o
Deus vivo, a Santíssima Trindade, fonte infinita da vida divina que nada mais
ardentemente deseja do que fazer-nos participar da sua santidade. Nossa alma passa a ser o trono de Deus e ali
Ele distribui seus favores celestes e o adorna de todas as virtudes. Ele é
então princípio de nossa santificação, a fonte da nossa vida interior.. Ele é
também, causa exemplar e como filhos devemos imitar nosso Pai.
A partir do Batismo o homem começa seu Exodo –
recebe a graça, sai do pecado para a vida nova – travando a partir daí a luta
entre o bem e o mal, para sair vitorioso em Cristo .
Já os dons Preternaturais - o dom da
Integridade, é restituído de uma forma progressiva. O Homem ainda de posse da
concuspicência, tem agora forças para combater e vencer as tentações que certamente virão. E que
luta haverá de travar para vencer em Cristo!
E os auxílios são
muitos:
1 - entre elas as virtudes o robustece
e podem ele alcançar os merecimentos de que por ela tem agora direito. As
virtudes infusas nos capacitam a agir de maneira sobrenatural, de julgar as
coisas à luz da revelação divina e agir de acordo com que a fé nos mostra.
Dispõe a nossa inteligencia e a nossa vontade para a união com Deus, mas não
nos confere por si mesmas a facilidade de pensar e agir segundo as luzes da fé.
Por isso é necessário que elas sejam reforçadas
por hábitos moralmente bons, que se adquirem por atos correspondentes,
realizados com intensidade e de maneira repetida. .
Jesus é o exemplo a seguir e sua cruz o grande
estímulo para a luta e as graças atuais que o Senhor merece facilitam e
muito os esforços e vitórias. A ajuda das graças atuais que o Senhor não nega
às almas que as pedem com o coração desejoso de ama-Lo e de servi-Lo, entra em
ação, nos capacitando a chegarmos ao termo final.
E para receber estas graças atuais, - (que nos
iluminam a inteligência, fortificam a vontade e ajudam a praticar atos e a
aumentar assim o capital de graça santificante ou habitual que nos foi
concedido) -, são imprescindíveis os dons do Espírito Santo, que são
disposições ou hábitos sobrenaturais que faz com que a alma elevada já à vida
sobrenatuaral pela graça santificante, se torne capaz de receber estas
inspirações divinas.
Os dons portanto, intervem necessariamente em
todo ato sobrenatural.
Entendamos pois, que o homem em estado de
graça, todos os seus atos, são realizados com ajuda de Deus. É Ele que opera em
nós e por nós. Por isso, qualquer ação que fazemos, tem méritos de vida eterna.
São Paulo, na carta aos Colossenses no cap. 3, vers 17 – nos diz que “tudo quanto
fizermos, por palavras ou por obras, que façamos em Nome de Jesus Cristo dando
por Ele, graças a Deus Pai.”
Nossa caridade, nosso amor, nossos atos,
nenhum deles são desperdiçados, pois o fazemos em Deus e para Deus. Ao abrirmos
nossos olhos, saibamos que a menor de nossas ações devem ser oferecidas a Deus
e devemos pedir que tudo naquele dia seja feito com Sua ajuda santíssima.
Assim, nosso coração se torna um coração descansado, já que nos unimos a Deus
que tudo realiza.
Esta vida da graça, se bem que distinta da
vida natural, não lhe é simplesmente sobreposta, senão que por completo a
penetra, transforma e diviniza. Assimila tudo quanto há de bom em nossa
natureza, educação, hábitos adquiridos, aperfeiçoa e sobrenaturaliza todos
estes elementos, orientando-os para o último fim, isto é, para a posse de Deus,
pela visão beatífica e amor que a acompanha.
É esta a esta vida sobrenatural que compete
dirigir a vida natural, em virtude do princípio geral, que os seres inferiores
são subordinados aos superiores . É que, na verdade, não pode durar nem se
desenvolver-se, se não domina e conserva sob a sua influência os atos da
inteligência, da vontade e das outras faculdades; e com isso não destrói nem
diminui a natureza, antes a exalta e aperfeiçoa.
Depois veremos: A Graça
Habitual ou Santificante
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