terça-feira, 3 de setembro de 2013

Introdução ao Espírito da Liturgia

Joseph Ratzinger - Bento XVI

Parte II

A Partida de Israel:

Israel não parte para ser um povo como todos os outros povos; mas para servir a Deus.

A meta do Êxodo é a montanha  de Deus, ainda desconhecida e a finalidade: prestar serviço a Deus. Alguns poderiam pensar que o  acento posto no culto ao longo das negociações com o faraó  foi  de natureza tática.O verdadeiro e único  objetivo do êxodo não seria o culto, e sim a terra, que aliás, constitui o real objeto da promessa feita a Abraão. Não creio, diz Bento XVI -; ' que com isso se possa justificar a gravidade que se percebe nos textos. 

No fundo, diz ele, a contraposição de terra e culto não tem sentido: " a terra é ofertada  para ser um lugar de veneração do Deus verdadeiro. A mera posse da terra , a mera autonomia nacional fariam Israel descer ao nível dos outros povos. Essa finalidade levaria a ignorar a especificidade da eleição: A história  inteira dos juízes e dos Reis, mostra justamente que a terra como tal, vista em si mesma, permanece como um bem  indeterminado, que se torna bem autêntico,verdadeiro dom da promessa cumprida só se aí reinar Deus,  e se a terra  não existir como  uma espécie de estado independente, mas se for o espaço da obediência, onde se cumpre a vontade de Deus e, assim, se realiza a maneira correta da existência humana"

Vejamos a análise do texto bíblico:


Nela vemos a relação entre as duas finalidades do Êxodo. Após três dias, o Israel peregrino ainda não compreendeu que tipo de sacrifício Deus espera dele. Três meses depois, porém, " da saída  dos filhos de Israel da  terra do Egito, naquele dia chegaram ao deserto do Sinai" (Ex 19,1). No terceiro dia, Deus desce no cume da montanha (19,16.20). Deus fala ao povo, manifesta a sua vontade nas dez santas palavras (20,1-17), e sela com Moisés a aliança (Ex 24), que se concretiza 'numa forma de culto minuciosamente regulamentado'.


Israel aprende então, a adorar a Deus do modo desejado por Ele. E dessa adoração  faz parte o culto, a liturgia em sentido restrito, mas exige viver segundo a vontade de Deus, que é uma parte imprescindível na verdadeira adoração. E o culto serve, portanto, para oferecer o olhar à Deus e assim dar a vida, que se torna glória para Deus.

***


Depois retornamos para ver como Israel se constitui verdadeiro povo de Deus e como a Liturgia, o culto são peças chaves na história deste povo.


Leia aqui a Primeira parte do estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário