São Gregório nasceu no ano de 540 em Roma, de família nobre. Ainda muito jovem foi primeiro ministro do governo de Roma. Grande admirador de Sâo Bento, resolveu transformar suas muitas posses em mosteiros. Pouco tempo pode ficar nos mosteiros porque o papa Pelágio o enviou como núncio apostólico em Constantinopla até o ano 585.
Foi feito Papa em 590 e seu pontificado foi até 604. Foi um dos maiores papas que a Igreja já teve. Bossuet considerava-o "Modelo perfeito de como governa a Igreja". Nele encontram-se todas as qualidades do homem de governo, o senso do dever, da medida e da dignidade.
Até nós chegaram 848 se suas cartas e muitas de suas homilias. Promoveu na liturgia o canto "gregoriano". Profunda influencia exerceram os seus escritos:"Vida de São Bento" e "Regra Pastoral", válido ainda hoje.
Morreu em 12 de março de 604 e sua festa liturgica é no dia 3 de setembro.
Ensinamentos de São Gregório Magno:
-"Cada qual suporta o próximo na medida que o ama".
-"Quando uma alma olha para Deus toda a natureza lhe parece insignificante".
-"Diante dos homens é virtude suportar os inimigos, mas diante de Deus a virtude é ama-los".
-"O sacrifício do altar será para nós uma Hóstia (vítima) verdadeiramente aceita a Deus, quando nós mesmos nos fizermos vítimas".
-"Nosso Redentor mostrou-se como uma só pessoa com a santa Igreja, que ele assumiu".
-"Deus quer que lhe façamos violência com as nossas orações, pois tal violência não o irrita, mas o aplaca".
-"Todos os santos foram mártires ou pela espada ou pela paciencia".
-"Quando damos aos pobres as coisas indispensáveis, não praticamos com eles grande generosidade pessoal, mas lhes devolvemos o que é deles. Cumprimos um dever de justiça e não tanto um ato de caridade".
-"Da inveja nasce o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e desprazer causado por sua prosperidade".
São Gregório Magno: Rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário