domingo, 10 de julho de 2011

São Bento - Rogai por nós!



A Igreja comemora no dia 11 de julho - este Santo Maravilhoso - São Bento, abade - Demos graças a Deus!

Do livro do Cardeal Ratzinger, hoje gloriosamente reinante com o nome de Bento XVI:

"(...)O Papa Gregório, o Grande, conta em seus seus "Diálogos" que nas últimas semanas de sua vida, São Bento havia se deitado no topo de uma enorme torre, para onde subia por meio de uma escada empinada.Tinha-se levantado antes da hora da oração noturna, para permanecer em vigília por toda aquela noite. "Estava de pé, à janela, e orava intensamente a Deus Pai Todo Poderoso. Enquanto olhava para a noite escura,viu subtamente uma luz que irrompeu do alto e afastou toda a escuridão. Algo maravilhoso aconteceu nessa visão, como mais tarde ele mesmo narrou:o mundo inteiro mostrou-se aos seus olhos como reunido num único raio de luz. O interlocutor de Gregório levanta uma objeção:

"O que tu disseste? Isso é algo que nunca experimentei e jamais poderia imaginar. Como poderia um homem ver o mundo todo?

A frase do papa Gregório foi: "Se ele viu o mundo todo como unidade, não foram céu e terra que se estreitaram, mas alma do observador que se dilatou" (Joseph Ratzinger in."Fé,Verdade e Tolerância".pp.149-148)

São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480 numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império. Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no Céu com 67 anos. (By CN)

São Bento foi proclamado por Paulo VI(1963-1978), patrono da Europa, uma vez que os monges beneditinos foram responsáveis por difundir o Evangelho pelo continente através da direção espiritual nos mosteiros. Foi também em suas bibliotecas a que a filosofia e teologia cristãs além da greco romana, estiveram a salvo das ondas de violência decorrentes das hordas de bárbaros que atingiam a Cristandade. Foram esses mesmos monges que propagaram o cristianismo para esses povos e ergueram abadias que se constituíram em sinais visíveis e seguros da fé cristã nos mais distantes pontos da Europa prinicipalmente entre os séculos VII e X. O Ocidente deve aos monges beneditinos ao longo da Idade Média a cópia paciente-e geralmente acompanhada de detalhes artísticamente eleborados-dos textos clássicos antigos bem como daqueles referentes a nossa fé e tradição cristãs, e deste modo as bases culturais de nossa civilização não se perderam.

Os mosteiros beneditinos também impulsionarama agricultura, deram origem aos primeiros hospitais da Europa Medieval e ofereceram os primeiros professores das Universidades Européias que tiveram início no século XI. No Brasil, a ordem de São Bento teve sua primeira a ter uma abadia constrída em 1582 na cidade de Salvador e até hoje atuante.

A Cruz sagrada seja minha Luz
Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanás
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu vene
no

São Bento - Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário