quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jesus ou Aquele que precedeu a Igreja


Por Georges Suffert

Veja aqui a Introdução

No princípio, houve um homem: Jesus. Toda a história da Igreja repousa sobre Ele. Ora, se os evangelistas nos contam alguns dos acontecimentos de sua vida pública (são relatos redigidos após a morte de Cristo), os contemporâneos nada revelaram dessa existência extraordinária aos historiadores.

Há um século, ainda se questionava a realidade (ou não-realidade) de Jesus. Para uns, o homem do Sermão da Montanha era uma lenda; jamais havia existido. Hoje, este curioso debate está encerrado: Jesus viveu mesmo na Palestina, há dois mil anos. Sua ação, sua popularidade efemera, sua morte na cruz, todos estes fatos estão autenticados por algumas linhas de um autor judeu latino: Flávio José. Ele escreve em 77-78 de nossa era. O tema de seu livro, La Guerre juive, é a história do povo judeu. A menção a Jesus de Nazaré precede a análise da revolta contra Roma. Para o autor, Jesus não tem grande importância; no entanto, seu processo, sua crucificação testemunham o vigor das divergências existentes entre judeus, a intransigência das autoridades romanas.

Eis aí a indicação com que temos de nos contentar. Jesus foi sem dúvida considerado um personagem sem importância. Não se fazem comentários sobre a pregação e a morte de um desconhecido. A história imperial tem outras preocupações. Portanto, não é de espantar que Jesus não tenha deixado vestígios. Pode-se observar que seus discípulos falam, contam e logo pregam. Sim. Mas, nos primeiros tempos, trata-se de uma transmissão oral. Será necessário aparecerem os evangelistas (ou os pré-evangelistas, isto é, os autores das primeiras versões hoje perdidas) para que os textos dessas pregações-relatos comecem a virar documento.

Chega-se aos Evangelhos e, um pouco mais tarde, aos Atos dos Apóstolos. Portanto, historicamente, Jesus é quase uma sombra, um vulto.

Mas é a partir dessa sombra, graças a ela, que o Cristianismo começará a crescer. Lentamente, muito lentamente. Dois mil anos após esse acontecimento aparentemente insignificante, ainda não terminamos de precisar as repercussões da mensagem que não se parece com nenhuma outra.

Os Primórdios

Houve, sem dúvida, alguns dias angustiantes. Os discípulos também se sentiam abandonados. Eles viram Cristo ressuscitado, é certo. Mas o número de aparições diminuía progressivamente. Tudo se passava como se Jesus lhes tivesse segurado a mão por algum tempo e depois tivesse optado por deixá-los agir sozinhos. E essa solidão os apavorava.

O que fazer? O que dizer? Para quem falar? Os discípulos não sabiam.

Podiam contar a vida pública do profeta crucificado, recordar seus milagres, tentar reconstituir suas palavras, sobretudo anunciar sua Ressurreição. Quem poria fé nessa história incrível? Quem levaria a sério as palavras de um vencido?

Desses dias de incerteza, pouco sabemos. São os "Atos dos Apóstolos" que nos servem de guia. Cumpre observar que, historicamente, esse documento bastante impressionante não é suficiente. Seria desejável que houvesse algumas informações complementares, sobretudo provas, se necessário, para o rigor dos indícios que corroboram esse relato. Isto, obviamente, seria preferível. Mas se não tivéssemos esse texto redigido por Lucas, não teríamos nada. Logo, precisamos nos contentar com ele, admitindo a possibilidade de confirmar certos detalhes a partir de outras fontes.

Ora, os Atos contam com precisão os primeiros dias do que ainda não é a Igreja. Naquela manhã, os apóstolos - isto é, aqueles que viram Cristo ressuscitado - reuniram-se numa casa em Jerusalém. É o último dia da Festa das Semanas, no ano 30. A "Festa das Semanas", no calendário judaico, ocorre 50 dias após a Páscoa. Para os cristãos, cinqüenta dias após a Ressurreição - donde a palavra Pentecostes, Penta significando cinqüenta.

Por que esta reunião?

Os Atos não explicam. Talvez porque, para Lucas, não houvesse muito mistério. Os 12 discípulos dispersados talvez estivessem habituados a ir a Jerusalém na época da Páscoa judaica. Ora, todos são fiéis ao Deus de seu povo. Guardemos este fato: ele nos dá uma indicação preciosa. Morto Jesus, os discípulos freqüentam o Templo, participam das preces. Não procuram se singularizar. Não desejam ser apontados. Ao contrário, são zelosos servidores da lei.

De repente, o céu - ou quase - desaba sobre suas cabeças. Vamos deixar de lado as línguas de fogo; não era fácil para Lucas descrever, ou apenas mostrar, o impulso elétrico que entra no corpo desses homens comuns; as línguas eram sem dúvida um processo. Na verdade, é o Espírito que os invade num segundo. Ei-los livres do medo; eles já não se perguntam mais o que devem fazer. A missão de que foram incumbidos lhes parece clara. Vão pregar o Cristo Jesus, o homem-Deus ressuscitado. O que lhes parecia impossível torna-se luminoso.

Que houve um fenômeno estranho, é evidente. O milagre das línguas não é bem um milagre para os judeus. O acontecimento pertence à tradição rabínica logo a seguir à revelação do Sinai (os dez mandamentos dados por Deus a Moisés). Lucas parece ainda mais constrangido pelo detalhe das línguas de fogo; é ele, sem dúvida, para transmitir o lado extravagante desta história, que introduz a noção do plurilingüismo. Afinal, a glossolalia, ou seja, o dom das línguas, a capacidade de se expressar numa língua antes ignorada, pertence ao Velho Testamento. De repente, qualquer um consegue se expressar numa língua antes desconhecida.

Isso não é o mais importante. O essencial são os efeitos da passagem do Espírito. Como se tudo se esclarecesse. Pedro será o primeiro a testemunhar. Nada deixa pressentir ao longo dos Evangelhos que o pescador do lago seja um orador. Se as palavras, de modo imperfeito, descrevem vultos, o de Pedro parece quadrado, meio pesado. Ele sabe lançar a linha, puxar a rede, mas fala pouco. Quando o faz, diz em algumas palavras o que lhe parece importante. Quer se trate de reconhecer em Jesus o Filho de Deus ou de jurar nunca ter conhecido esse homem. Ele não se sente à vontade com nuanças. Já Paulo parece uma cepa de vinha; Tiago tem a silhueta de um velho rabino empedernido. Pedro é uma estátua de mármore colocada no pórtico de uma Igreja que ainda não existe.

Ora, esse discurso fundador, essa primeira homilia (prédica), é banal. O apóstolo diz o essencial. Mas as imagens que utiliza nos desorientam. Ele liga a Revelação do Cenáculo à do Sinai; a mesma aproximação a propósito dos ventos violentos. Para os ouvintes, as fórmulas utilizadas por Pedro lembram, parágrafo por parágrafo, o que já ouviram mil vezes quando se tratou do encontro de Moisés com o Senhor

É a segunda indicação precisa que o relato de Lucas nos oferece. Ela confirma a primeira.

A pregação de Pedro dirige-se aos judeus, não verdadeiramente a nós. A quem se deve revelar primeiro a Boa Nova?, perguntavam-se os apóstolos. Dessa vez, uma resposta lhes é dada: eles pertencem ao povo de Israel- é ele que deve ser o primeiro a descobrir as palavras da Salvação.

Obviamente, esse discurso fundador de Pedro tem um segundo significado: Pedro fala primeiro porque Jesus lhe confiou a incumbência oficial da futura Igreja. Os apóstolos estão a essa altura convencidos de que nada dizem. Constatam apenas que Pedro usa os poderes que Jesus lhe concedeu. Cumpre lembrar que, nos dias imediatamente subseqüentes a essa vinda do Espírito, Pedro falará ainda duas vezes: primeiro no Templo, depois diante da assembléia dos chefes do povo (que detém uma autoridade política).

Dessa vez, não cabe dúvida. A aventura começa por um debate fechado no interior da comunidade judaica.

Depois veremos: A Estratégia Inicial dos Apóstolos

Fonte: Tu és Pedro de Georges Suffert - Editora Objetiva

Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja (Mt 16,18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário