São Nicolau, cujo nome significa "protetor e defensor dos povos" foi tão popular na antigüidade que lhe consagraram no mundo mais de dois mil templos. Era invocado pelos fiéis nos perigos, nos naufrágios, nos incêndios e quando a situação econômica ficava difícil, conseguindo estes favores admiráveis por parte do santo.
Por ter sido tão amigo da infância, em sua festa se repartem doces e presentes às crianças, e como em alemão se chama "São Nikolaus", começaram-no a chamar Santa Claus, sendo representado como um ancião vestido de vermelho, com uma barba muito branca, que ia de casa em casa repartindo presentes e doces às crianças. De São Nicolau escreveram muito belamente São João Crisóstomo e outros grandes Santos, mas sua biografia foi escrita pelo Arcebispo de Constantinopla, São Metodio.
Desde criança se caracterizou porque tudo o que conseguia o repartia entre os pobres. Um de seus tios era bispo e foi este quem o consagrou como sacerdote, mas ao ficar órfão, o santo repartiu todas suas riquezas entre os pobres e ingressou em um monastério.
Segundo a tradição, na cidade de Mira, na Turquia, os bispos e sacerdotes se encontravam no templo reunidos para a eleição do novo bispo, já que o anterior tinha morrido. Ao fim disseram: "escolheremos ao próximo sacerdote que entre no templo". Nesse momento sem saber o que ocorria, entrou Nicolau e por aclamação de todos foi eleito bispo. Foi muito querido pela quantidade de milagres que concedeu aos fiéis.
Na época de Licino, quem decretou uma perseguição contra os cristãos, Nicolau foi encarcerado e açoitado. Com o Constantino foram liberados ele e outros prisioneiros cristãos. Diz-se que o santo conseguiu impedir que os hereges arianos entrassem na cidade de Mira.
O santo morreu em 6 de dezembro do ano 345. No oriente o chamam Nicolau de Mira, pela cidade onde foi bispo, mas no ocidente lhe chama Nicolau de Bari, porque quando os maometanos invadiram a Turquia, um grupo de católicos tirou dali, em segredo, as relíquias do santo e as levou a cidade de Bari, na Itália.
Nesta cidade se obtiveram tão admiráveis milagres por sua intercessão, que seu culto chegou a ser extremamente popular em toda a Europa. É Padroeiro da Rússia, da Grécia e da Turquia.
Fonte: ACI Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário