domingo, 4 de março de 2012

As Notas e os Atributos da Igreja de Cristo


Por Padre Leo Trese

“Não é produto genuíno se não traz esta marca”.

Encontramos com frequência este lema nos anúncios dos produtos.

Talvez não acreditemos em toda a tagarelice sobre os “produtos de qualidade” e “os entendidos o recomendam”, mas, quando vão fazer compras, muitos insistem em que lhes sirvam determinadas marca, e quase ninguém compra um artigo de prata sem lhe dar a volta para verificar se traz o selo que garante que é prata de lei, e muito poucos compram um anel sem antes olhar a marca dos quilates.

Sendo a sabedoria de Cristo a própria sabedoria de Deus, era de esperar que, ao estabelecer a sua Igreja, tivesse Ele previsto alguns meios para reconhecê-la, não menos inteligentes que os dos modernos comerciantes; umas “marcas” para que todos os homens de boa vontade pudessem reconhecê-la facilmente.

Era de esperar que o fizesse, especialmente tendo em conta que Jesus fundou a sua Igreja à custa da sua própria vida. Jesus não morreu na Cruz por gosto. Não deixou aos homens a escolha de pertencer ou não à Igreja, segundo as suas preferências. A sua Igreja é a Porta do Céu, pela quais todos (ao menos com um desejo implícito) devem entrar.

Ao constituir a Igreja como pré-requisito para a nossa felicidade eterna, o Senhor não deixou de estampar nela, claramente, a sua marca, o sinal da sua origem divina, e tão à vista que não pudéssemos deixar de reconhecê-la no meio da miscelânea de mil seitas, confissões e religiões do mundo atual. Podemos dizer que a “marca” da Igreja é um quadrado, e que o próprio Jesus Cristo nos disse que devíamos olhar para cada lado desse quadrado.

Primeiro, a unidade:

"Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco, e é preciso que eu as traga. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor "(Jo 10,16).

E também: "Pai santo guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, como nós somos um "(Jo 17,11)

Depois, a santidade:

"Santifica-os na verdade [...]. Por eles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade" (Jo 17,17 e 19). Esta foi a oração do Senhor pela sua Igreja, e São Paulo recorda-nos que Jesus Cristo se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade e purificar para sim um povo aceitável, zeloso pelas boas obras (TI.2,14).

O terceiro lado do quadrado é a catolicidade ou universalidade.

A palavra “católico” vem do grego, como a palavra “universal” vem do latim, mas ambas significam o mesmo: “tudo”. Todo o ensinamento de Cristo a todos os homens, em todos os tempos e em todos os lugares.

Escutemos as palavras do Senhor:

"Será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho a todas as gentes (MT.24,14). Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura (MC. 16,15). Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia, na Samaria e até os confins da terra (AT. 1,8).

O quadrado completa-se com a nota da Apostolicidade

Esta palavra parece um pouco complicada de se pronunciar, mas significa simplesmente que a Igreja que proteste ser de Cristo deve ser capaz de remontar a sua linhagem, em linha ininterrupta, até os Apóstolos. Deve ser capaz de mostrar a sua legítima descendência de Cristo por meio dos Apóstolos.

De novo fala Jesus: E eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (MT.16,18).

E, dirigindo-se a todos os Apóstolos: Foi-me dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar todas as coisas que mandei. Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo (MT. 28,18-20).

São Paulo sublinha este sinal de apostolicidade quando escreve aos Efésios:

Vós, pois, já não sois hóspedes, nem adventícios, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra angular (EF.2,19-20).

Qualquer Igreja que reclame ser de Cristo deve mostrar essas quatro notas.

Fonte: A Fé Explicada

Estudos anteriores AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário